Casa Ciências Você sabia que existem dois tipos de dia, astronomicamente falando?

Você sabia que existem dois tipos de dia, astronomicamente falando?

por Alberto Lima


Quanto tempo a terra demora para girar em torno de si própria? Para a maioria das pessoas, a resposta é simples: 24 horas, a duração de um dia. Mas, na verdade, isso não está exatamente correto, já que existem dois tipos de dia. O cientista planetário, James O’Donoghue, fez uma pequena animação para mostrar o que acontece de fato.

Alguns minutos a menos

Na realidade, o tempo de rotação da terra é 4 minutos mais curta que a duração do nosso dia. Isso acontece porque a terra está em movimento ao redor do sol, o que faz com que o dia dure um pouco mais.

“Nos movemos ao redor do Sol em uma órbita que o dia solar leva 24 horas. Se não orbitássemos o sol, os dois dias seriam iguais.” – James O’Donoghue.

Para que o sol alcance exatamente a mesma posição no céu, a Terra precisa girar um grau a mais.

Portanto, se usássemos o tempo que a terra demora para girar em torno de si própria, o sol nasceria cerca de quatro minutos mais cedo todos os dias. Depois de seis meses fazendo isso, o cenário ficaria caótico: o sol nasceria 12 horas antes. Ou seja, acordaríamos com o pôr do sol.

O cientista fez uma breve animação, que pode ser vista abaixo, para ficar mais fácil de entender.

http://https://www.youtube.com/watch?v=WWw4JY2dNXM

VEJA MAIS: Astronomia ameaçada? Os riscos da poluição no espaço

Para nos orientarmos ao longo do dia, escolhemos o sol como referência. Se usássemos um dia com 23h56 minutos, estaríamos tomando como referência as estrelas. Então, o que acontece é que as estrelas nascem quatro minutos mais cedo todos os dias.

Dois tipos de dia

De fato, existem dois tipos de dia, e poderíamos usar qualquer um dos dois. Apesar disso, a orientação pelo sol é, evidentemente, é a mais simples e prática.

O primeiro tipo de dia é o chamado dia sideral. Este é medido com a conclusão de uma rotação de 360 ​​graus da terra em torno de si mesma. Já o segundo tipo é o chamado dia solar, que é baseado na posição do sol em relação à terra. Este último é quatro minutos mais longo que o anterior.

Como nos baseamos nos dias solares em nossos calendários, um ano tem 365 dias. Mas na verdade a Terra completa 366 rotações por ano.

Porém, isso não tem relação com os anos bissextos, que estão associados ao fato de que o movimento da Terra em torno do sol dura 365 dias e 12 horas.

Fonte: Business Insider.





Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies