Casa Ciências Você pode beber água da chuva. Mas deveria?

Você pode beber água da chuva. Mas deveria?

por Alberto Lima


Sabemos que a água é fundamental em praticamente todas as espécies. Para os humanos, compreende cerca de 60% do nosso corpo.

Inclusive, o corpo perde água por vários processos biológicos naturais, como o suor. Por isso, beber bastante água ajuda a repor essas perdas e nos mantém saudável, com o funcionamento pleno do organismo.

Para obter água, muitas pessoas se acostumam a coletá-la de torneira, poço, nascentes, rios – mas a pergunta desse artigo é: seria seguro beber água da chuva?

Várias comunidades dependem dessa água como sua principal fonte potável.

Nem toda água da chuva é segura para beber?

A princípio, a água da chuva é limpa. Mas diversos motivos físicos e ambientais podem transformar essa fonte em potencialmente perigosa para a saúde.

(Unsplash)

Logo, ela pode ter parasitas, bactérias nocivas e vírus, além de ser responsável por surtos de doenças, historicamente.

Principalmente, a água da chuva que cai em lugares altamente poluídos ou entra em contato com impurezas, do tipo fezes de animais e metais pesados, não é apropriada para o consumo humano.

Desse modo, não é aconselhável coletar e beber água da chuva, a menos que você saiba com certeza que ela é pura e, portanto, segura para beber.

Há formas de aumentar a segurança da água da chuva.

Quais são as dicas para o consumo da água da chuva?

chuva
(Unsplash)

Alguns tipos de bactérias, vírus ou parasitas são eliminados apenas fervendo a água. Porém, às vezes, é necessário que a água passe por um tratamento químico antes de estar pronta para beber.

Se a água estiver com contaminantes químicos, como metais pesados, pode ser preciso utilizar um sistema de filtragem nela.

Mesmo assim, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), após coleta da água da chuva para beber, é necessário filtrar, desinfetar e testá-la regularmente.

Caso não consiga realizar esses processos, o ideal é usar essa água coletada somente para outros fins, como banho, lavagem de roupas e jardinagem.

Beber água da chuva pode trazer benefícios?

Superficialmente, existe a crença de que a água da chuva é a alternativa mais saudável em contraste com outras fontes de água. No entanto, são apenas opiniões sem embasamento científico.

beber água
(Unsplash)

Essa alegação comum vem da água da chuva ser mais alcalina do que a água tratada. Isso aumentaria o pH do sangue para transformá-lo em mais alcalino.

Todavia, nem a água que consumimos e os alimentos que comemos alteram significativamente o pH do sangue, de fato.

O corpo tem um sistema muito bom capaz de manter o pH do sangue em 7,4. As funções vitais do seu corpo dependem da manutenção rigorosa desse nível. Quaisquer desvios podem indicar uma doença grave.

Para além, não é uma verdade absoluta que a água da chuva é alcalina. Em vez disso, ela tende a ser ácida, com um pH de cerca de 5,0-5,5. Se a coleta da água foi feita em um local com muita poluição do ar, pode ser ainda mais ácida.

Resumindo, embora beber água da chuva pareça uma forma fácil de consumir água potável, talvez não seja de todo seguro consumi-la.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies