Casa Tecnologia TSE e operadoras firmam acordo de zero-rating para eleições

TSE e operadoras firmam acordo de zero-rating para eleições

por Alberto Lima


As operadoras de celular concederão tráfego gratuito (zero-rating) para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o período eleitoral deste ano. A parceria, firmada durante o Painel Telebrasil 2020 nesta terça-feira, 29, tem como objetivo combater a desinformação (fake news), garantindo ao eleitor acesso gratuito à página do TSE com informações seguras durante o pleito eleitoral.

Segundo o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, foi necessário encontrar um equilíbrio: “A nossa preocupação era encontrar uma forma de combater essa prática sem incorrer em medidas que viessem de alguma forma ocasionar censura”.

A iniciativa do TSE também envolveu um diálogo com as plataformas de mídias sociais. “Nós entramos em contato com as mídias sociais para implementarem ferramentas que inibam a atuação de robôs e de conteúdos desinformativos”, disse o presidente do TSE.

Outra ação ainda dentro do leque de medidas para combater a desinformação durante o período eleitoral foi a parceria que o TSE fez com agências de checagem para que estas realizem a conferência de conteúdos com características de fake news. O produto final dessa verificação é uma página montada no site do TSE para publicar noticias comprovando a verdade sobre aquelas noticias, que a parceria com a Conexis (novo nome do SindiTelebrasil) garantirá acesso gratuito dos clientes de telefonia móvel.

Conectividade móvel

Luis Barroso lembrou que a parceria com as operadoras de telecomunicações é oportuna porque muitos dos eleitores brasileiros possuem acesso por meio de celular com pacotes de dados limitados. “Sem dúvidas, essa iniciativa vai facilitar o acesso desses eleitores a esta página. Portanto o acordo que estamos firmando hoje é para permitir que a população acesse o site da justiça eleitoral gratuitamente para ter acesso a uma fonte genuína de noticias”, afirmou o ministro.



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies