Casa Tecnologia TIM e TIP iniciam testes de ambiente de OpenRAN no Inatel

TIM e TIP iniciam testes de ambiente de OpenRAN no Inatel

por Alberto Lima


A TIM anunciou nesta sexta-feira, 9, o início do trabalho conjunto com o Telecom Infra Project (TIP) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para testes de fornecedores de redes de acesso abertas e desagregadas (OpenRAN).

Parte do programa Open Field e localizado no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), o ambiente de campo deve reunir fabricantes de software, hardware, operadoras, academia e membros dos grupos de trabalho do TIP (consórcio liderado pelo Facebook para promoção de novas soluções em redes de telecom). A ideia é verificar o desempenho do OpenRAN “em condições mais semelhantes à de uma rede comercial”.

“Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que ele amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento”, afirmou o CTO da TIM, Leonardo Capdeville, em comunicado emitido pela operadora.

Nova maneira

O executivo também destacou o potencial visto pela indústria de telecom no OpenRAN. “Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando hardware e software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta”. O novo modelo de redes está no radar de concorrentes e no meio do debate geopolítico sobre fornecedores de telecom. Há uma semana, o próprio presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, defendeu que o País crie uma estratégia para de tornar referência em OpenRAN.



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies