Casa Ciências Se não fosse por Júpiter, Vênus poderia ser um planeta habitável

Se não fosse por Júpiter, Vênus poderia ser um planeta habitável

por Alberto Lima


Vênus é um planeta inóspito, conhecido por ter nuvens ácidas e paisagens desérticas. Mas uma nova pesquisa sugere que o planeta poderia ter sido muito diferente em outras condições. Segundo o estudo, se não fosse pelo planeta Júpiter, Vênus poderia ser habitável.

Vênus teria sido habitável

O novo estudo propõe que a atração gravitacional de Júpiter “empurrou” Vênus para mais perto do Sol. Por causa das temperaturas extremas, os oceanos seriam vaporizados. Além disso, um efeito estufa descontrolado não permitiria a vida. Mas no passado Vênus poderia ter sido um planeta habitável.

Usando um modelo computacional para rastrear a posição dos planetas no Sistema Solar, os cientistas viram algo que chamou a atenção: ao se afastar do Sol cerca de um bilhão de anos atrás, Júpiter levaria Vênus à sua mesma órbita de hoje, quase perfeitamente.

A órbita circular de Vênus é bastante incomum, pois a maioria dos planetas tem uma órbita mais elíptica. Isso significa que as distâncias dos planetas ao sol costumam variar mais ao longo do ano. Mas isso não ocorre com Vênus, o que é motivo de mistério.

O astrobiólogo Stephen Kane, da Universidade da Califórnia, em Riverside, explicou a ideia que o estudo sugere.

“Com a migração de Júpiter, Vênus passaria por mudanças dramáticas no clima, esquentando, esfriando e perdendo cada vez mais a água da sua atmosfera.” – Stephen Kane.

Júpiter é um planeta enorme: possui uma massa 2,5 vezes maior que a de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados. Portanto, a formação de Júpiter e seu movimento ao redor do Sol provavelmente exerceram um papel muito importante na história do sistema solar.

No entanto, os cientistas já sugeriram no passado que Vênus foi habitável em algum momento de sua história. Apesar disso, as suposições se baseiam em vários modelos computacionais, em vez de evidências sólidas encontradas no próprio planeta.

Estaria a terra no mesmo caminho?

De acordo com os pesquisadores, tudo isso envolve uma matemática incrivelmente complicada e muitas suposições. Ainda existem muitas questões pendentes sobre Vênus, mas o novo estudo mostra que o movimento de Júpiter certamente teria o potencial de impactar na órbita do planeta. Isso, por sua vez, pode ter trazido consequências drásticas para o clima do planeta.

VEJA MAIS: Sinais potenciais de vida são encontrados em Vênus

“Eu foco nas diferenças entre Vênus e a Terra, e no que deu errado com Vênus, para que (…) possamos guiar o nosso planeta da melhor maneira.” – Stephen Kane

A importância do estudo está no fato de que Vênus é muito parecido com a Terra em vários aspectos como tamanho, densidade e composição. Se os cientistas revelarem o que aconteceu com o planeta no passado, poderemos ter uma ideia de como impedir que o mesmo aconteça à Terra.

Artigo publicado no Planetary Science Journal.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies