Casa Tecnologia Rakuten lança primeira rede 5G totalmente virtualizada do mundo no Japão

Rakuten lança primeira rede 5G totalmente virtualizada do mundo no Japão

por Alberto Lima


CEO da Rakuten, Mickey Mikitani

Dois anos e meio depois do anúncio, a operadora japonesa Rakuten Mobile lançou a primeira rede 5G totalmente virtualizada do mundo nesta quarta-feira, 30. Além de contar com a tecnologia de rede de acesso aberta OpenRAN, a operadora utiliza uma combinação de espectro sub-6 GHz e em ondas milimétricas (mmWave). O anúncio foi feito pelo CEO da tele, Hiroshi “Mickey” Mikitani.

Disponível inicialmente nas principais regiões metropolitanas do Japão, o 5G aproveita a infraestrutura já totalmente virtualizada e nativa em cloud que a empresa utiliza no 4G, lançado em abril. Segundo a empresa, todas as funções de rede, excluindo o core, rodam na plataforma Rakuten Communications Platform (RCP), baseada em containers com equipamentos e software de “parceiros confiáveis” (entre as empresas estão a NEC, Cisco e Qualcomm). Isso inclui a OpenRAN, cloud e OSS. 

“As coisas que aprendemos lançando o 4G na primeira rede móvel totalmente virtualizada e nativa em cloud do mundo nos permitiu melhorar ainda mais nossa camada”, destacou em comunicado o CTO da Rakuten Mobile, Tareq Amin. “A RAN aberta e virtualizada está agora totalmente compartimentada. Esta inovação torna a teoria do stack em cloud na prática”, complementou. 

Segundo explicou Amin, a Rakuten utiliza a faixa mmWave de 28 GHz, enquanto a banda média é em 3,7 GHz. A empresa também empregou a tecnologia de MIMO (múltiplas entradas e saídas) massivo. O executivo diz que a carga de trabalho da rede de acesso 5G roda no mesmo stack em software para a OpenRAN e virtualizada. “De fato, nosso stack em cloud de 5G roda em apenas dois tipos de SKUs [Stock Keeping Unit] de hardware”.

Celular

Para apresentar a nova rede 5G, a companhia lançou também no mercado japonês um smartphone compatível, o Rakuten Big. O aparelho utiliza a tecnologia eSIM, e é vendido desbloqueado. O dispositivo é equipado com processador Snapdragon da Qualcomm, tem uma tela OLED de 6,9 polegadas, além de bateria de 4 mil mAh. 

Confira o apresentação da Rakuten na íntegra:



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies