in

Quem é Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos


Joseph Robinette Biden Jr., ou Joe Biden, venceu a 59ª eleição presidencial dos EUA com 279 delegados e tornou-se o 46° presidente do país.

Joe Biden nasceu em 20 de novembro de 1942 em Scranton, Pensilvânia, numa família católica irlandesa. Em 1953 ele se mudou com sua família para Claymont, Delaware.

Com formação em Ciências Políticas na Universidade de Delaware, em 1965, e na Escola de Direito da Universidade de Syracuse, em 1969, Joe Biden foi eleito para o Senado americano em 1972 quando tinha apenas 31 anos e entrou para os registros como um dos mais jovens senadores.

Biden, que manteve o cargo até a posse como vice-presidente em janeiro de 2009, foi senador pelo estado de Delaware por 37 anos consecutivos. Em 2008, ele concorreu à presidência pelo Partido Democrata mas retirou-se da candidatura após ter baixo rendimento nas primárias de Iowa.

Biden, que foi nomeado para vice-presidente pelo candidato presidencial democrata Barack Obama em 23 de agosto de 2008, foi empossado como o 47º vice-presidente em 20 de janeiro de 2009, depois que os democratas venceram as eleições realizadas em 4 de novembro. Depois que Trump ganhou a eleição em 8 de novembro de 2016, ele passou o cargo para Mike Pence em 20 de janeiro de 2017.

Sua primeira esposa Neilla Hunter e sua filha de apenas 13 meses de idade faleceram em 1972 num acidente de carro. No carro também estavam seus outros dois filhos, Joseph “Beau” Biden III e Robert Hunter Biden, que sobreviveram ao acidente. O evento marcou a vida de Biden e sua carreira na política.

Em 1977, casou-se então com sua atual esposa, Jill Jacobs. E, em 2015, perdeu seu filho Beau para o câncer.

Como Joe Biden tornou-se presidente

Ao anunciar a nomeação presidencial dos EUA com um vídeo de 3,5 minutos publicado em 25 de abril de 2019, Biden enfatizou que Trump polarizou o país e afirmou que iria unir o povo novamente.

Biden, que teve debates acalorados com outros candidatos presidenciais democratas durante o processo pré-eleitoral, estava atrás de Bernie Sanders, que liderava as pesquisas e era o candidato democrata mais próximo da vitória.

Biden ganhou força nas eleições primárias da Carolina do Sul no final do mês e ganhou uma grande vantagem quando seus rivais democratas Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Elizabeth Warren se retiraram da disputa. Joe Biden virou em número de delegados e fez com que Sanders reconhecesse a sua derrota, apoiando Biden logo depois.

Em novembro de 2020, Joe Biden recebeu a maior quantidade de votos da história dos EUA, 74,8 milhões, e venceu as eleições presidenciais com delegados de sobra, batendo o então presidente Donald Trump.



Fonte Socientifica

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0