in

Quanto exercício é preciso para compensar um dia sentado?


Sabemos que passar horas e mais horas sentado não é bom. Mas os cientistas descobriram quanto exercício é necessário para neutralizar o impacto negativo à saúde de um dia sentado. Portanto, um novo estudo sugere que cerca de 30-40 minutos por dia de suor devem bastar.

A pesquisa diz: até 40 minutos de “atividade física de intensidade moderada a vigorosa” todos os dias é a quantidade certa para equilibrar 10 horas sentado. Embora qualquer quantidade de exercício ou mesmo apenas ficar de pé ajude ao menos um pouco.

Essas informações foram baseadas em uma meta-análise de nove estudos anteriores, envolvendo um total de 44.370 pessoas de quatro países diferentes que usavam algum tipo de rastreador fitness.

Atividades intensas

A análise descobriu que o risco de morte entre aqueles com um estilo de vida mais sedentário aumentou, enquanto o tempo gasto em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa diminuiu.

Já nos indivíduos ativos por cerca de 30-40minutos de atividade física com intensidade moderada a vigorosa, o alto tempo de sedentarismo e risco de morte não foram significativamente diferentes daqueles com baixa quantidade de tempo sendo sedentários. Segundo o relato dos pesquisadores no artigo publicado.

Imagem: Pixabay

Ou seja, atividades razoavelmente intensas, como ciclismo, caminhada rápida, jardinagem, podem diminuir o risco de morte. Comparado as pessoas que permanecem durante um dia inteiro sentadas sem fazer algum exercício.

Mesmo que meta-análises como esta sempre exijam uma junção de pontos elaborada por estudos separados e com diferentes voluntários, escalas de tempo e condições, o benefício desta parte específica da pesquisa são os dados objetivos. Não são dados auto-relatados pelos participantes.

O estudo chegou junto a publicação das Diretrizes Globais da Organização Mundial de Saúde 2020 sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário. Essa publicação reúne 40 cientistas em seis continentes. Consequentemente, o British Journal of Sports Medicine (BHSM) lançou uma edição especial para apresentar o novo estudo e as novas diretrizes.

Compensação com exercício

O pesquisador de atividade física e saúde populacional Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney na Austrália, disse que essas diretrizes são bem importantes diante da pandemia global. Logo, as pessoas ficaram confinadas em ambientes fechados por longos períodos e isso incentivou o aumento do comportamento sedentário.

dança
Imagem: Pixabay

Entretanto, as pessoas ainda podem proteger a sua saúde e compensar os efeitos nocivos da inatividade física, disse também Stamatakis. Ele não se envolveu diretamente na meta-análise, mas é coeditor do BJSM. Como as diretrizes ressaltam, todo exercício conta e qualquer quantidade de atividades é melhor do que nenhuma.

A pesquisa baseada em rastreadores de condicionamento físico está amplamente de acordo com as novas diretrizes da OMS. Por sua vez, elas recomendam 150-300 minutos de intensidade moderada ou 75-150 minutos de exercício físico de intensidade vigorosa toda as semanas. Isso para combater o comportamento sedentário.

Portanto, subir escadas em vez de pegar o elevador, brincar com crianças e animais de estimação, fazer ioga ou dançar, dar atenção às tarefas domésticas, caminhar e andar de bicicleta são propostas para tornar-se mais ativo. Se você puder gerenciar ao menos 30-40 minutos de exercício imediatamente, dizem os pesquisadores, comece pequeno, mas inicie.

O estudo científico foi publicado no periódico British Journal of Sports Medicine.



Fonte Socientifica

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0