qual é o mais saudável?


Cozinhar com azeite ou óleo? Essa é uma pergunta corriqueira, já que os óleos vegetais são um alimento básico comumente encontrado nas despensas.

É frequentemente utilizado em práticas culinárias, como refogar ou fritar, fazer molhos, até evitar que as massas grudem e colocar nas pizzas.

Azeite e óleo são populares em todo o mundo e cada um tem suas características únicas.

Vamos saber mais sobre as diferenças entre o azeite de oliva e o óleo vegetal, incluindo qual o melhor óleo para cozinhar e seus benefícios potenciais à saúde.

Diferenças entre azeite e óleo vegetal

azeite ou óleo

O azeite de oliva e o óleo vegetal diferem em como são feitos, nos seus melhores usos culinários, seus sabores e até composição nutricional.

Abaixo listamos algumas diferenças para te ajudar a escolher: azeite ou óleo?

Depois que os óleos vegetais são extraídos, eles são normalmente limpos com produtos químicos e aquecidos para remover impurezas.

Lembrete importante e que veremos ao longo do texto: quanto mais o óleo é processado, menos nutrientes e menos sabor ele mantém.

Isso fica evidente quando se compara o azeite virgem extra minimamente processado, que tem sabor distinto de oliva, com o óleo vegetal, que tende a oferecer um sabor neutro genérico.

O azeite é extraído apenas de azeitonas prensadas, sendo o azeite extravirgem a versão menos processada.

Já o óleo vegetal é feito pela mistura de óleos de diferentes fontes, como canola, semente de algodão, girassol, soja, milho e cártamo.

Assim, mais processamento é necessário para remover as impurezas e esse processamento maior é o responsável pelo sabor neutro desse óleo.

VEJA TAMBÉM: Óleo de coco é saudável? A verdade sobre ele

O grau de processamento pelo qual o óleo é submetido não afeta apenas seu sabor, mas também sua composição nutricional.

Embora os óleos de oliva e vegetais contenham ácidos graxos insaturados, o azeite de oliva contém quantidades maiores de gorduras monoinsaturadas, como ácido oleico, ácido linoleico e ácido palmítico.

Desse modo, o óleo vegetal contém principalmente gorduras poli-insaturadas ômega-6.

Sabemos por estudos publicados na PubMed Central que as gorduras monoinsaturadas têm benefícios anti-inflamatórios e para a saúde do coração, enquanto as gorduras poli-insaturadas ômega 6 podem ser pró-inflamatórias e prejudicar a saúde do coração, se ingeridas em excesso.

Novamente, é importante notar que quanto mais refino um óleo passa, menos micronutrientes e compostos saudáveis ele retém.

O azeite de oliva extra virgem é o tipo de azeite mais processado e é rico em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios como tocoferóis, carotenóides e polifenóis.

O azeite minimamente refinado também mantém alguns micronutrientes, como vitaminas E e K.

Por outro lado, o processo de refino usado para fazer óleo vegetal destrói micronutrientes, antioxidantes e compostos vegetais que são benéficos, incluindo tocoferóis, fitoesteróis, polifenóis e coenzima Q.

Semelhanças entre azeite e óleo vegetal

semelhanças entre azeite e óleo

As misturas entre azeite e óleo vegetal tendem a ter pontos de fumaça semelhantes, situados em torno de 205°C.

O ponto de fumaça de um óleo é a temperatura à qual ele pode ser aquecido antes que sua gordura comece a se decompor em glicerol e ácidos graxos livres.

Outro ponto parecido é que, assim como o óleo vegetal, alguns tipos de azeites são altamente processados, incluindo o óleo de bagaço.

Esses tipos carecem de micronutrientes também e o sabor não é característico como o sabor do azeite de oliva extravirgem.

Qual é o óleo mais saudável para cozinhar?

O azeite de oliva, principalmente o extravirgem, está entre os óleos de cozinha menos processados vendidos.

Conclusão, isso significa que ele retém mais antioxidantes, vitaminas e minerais.

Por exemplo, os compostos antioxidantes e polifenólicos do azeite de oliva são pesquisados de forma ampla por seus benefícios para à saúde do coração.

O óleo vegetal, contrariamente, passa por muito processamento. Então, neutraliza seu sabor e mistura vários tipos de óleos vegetais. Significa que ele tem um mínimo de nutrientes benéficos, deixando apenas calorias vazias.

Se você escolher o azeite de oliva extravirgem, vai levar para casa uma escolha mais saudável do que a maioria dos óleos vegetais.

Com informações de Healthline.

 

 

Queremos nos tornar a maior referência em educação científica do Brasil e na língua portuguesa. Para isso, precisamos pagar os melhores jornalistas, revisores e freelancers de ciência. Fazendo uma doação mensal em nosso , você nos ajuda a nos manter independentes e continuar o nosso trabalho sem percalços. 



Fonte Socientifica