Casa Tecnologia Proposta de fórum de segurança para operadoras está no conselho da Anatel

Proposta de fórum de segurança para operadoras está no conselho da Anatel

por Alberto Lima


Foto: Pete Linforth/Pixabay

A área técnica da Anatel já encaminhou ao conselho uma proposta para tratar do tema de cibersegurança. Contudo, a questão não é apenas para tratar de conceitos básicos de segurança, mas a da criação de um fórum de cooperação para as prestadoras grandes e pequenas trocarem experiências e melhores práticas. Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, o projeto deve ser apreciado em breve. “Esperamos que até o final do ano possamos ter o escopo da regulação setorial nessa temática”, disse ele durante evento e-Fórum 5G mmWave nesta quarta-feira, 18.

Pasquali não citou diretamente a questão da proibição ou não da Huawei no 5G, mas mencionou que o projeto de segurança “ganhou aspectos maiores” por conta de “discussões muito grandes em relação a isso”. De toda forma, ele garante que se trata de requisitos mínimos de nível de segurança em equipamentos em certificação, além de processo de prestação de serviço e mesmo cultura de segurança. 

“O que estamos discutindo tem muito mais a ver com a criação de um ambiente cooperativo das prestadoras do que obrigações e requisitos”, afirma, citando ainda “níveis de recomendações e protocolos mínimos”. A ideia é criar um fórum que agregue as operadoras para disseminação de melhores práticas, criando um ambiente de troca de informações e de incidentes.

O entendimento da Anatel é que já há algum tipo de cooperação entre as grandes operadoras, mas o mesmo não acontece com os pequenos provedores. “Hoje acontece de forma mais desagregada. O objetivo é dar uma coordenação melhor.” Até porque, justifica Pasquali, a segurança precisa ser um tema mais abrangente. “Não adianta ter muita segurança nas grandes, e isso ser frágil nas menores.”



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies