Casa Ciências Por que os espelhos viram a imagem horizontalmente, mas não verticalmente?

Por que os espelhos viram a imagem horizontalmente, mas não verticalmente?

por Alberto Lima


Espelhos espelham, e você já deve ter percebido que a imagem é virada verticalmente. Se você nunca notou, escreva algo em um papel e coloque em frente de um espelho. Ficará inelegível. Mas por que os espelhos viram a imagem apenas no sentido horizontal. Em outras palavras, por que você não fica de ponta cabeça?

O vídeo a seguir apresenta uma interessante perspectiva:

Ela apresenta o exemplo da palavra ‘Food’, que é comida, no inglês. Se você virar um papel escrito food para o espelho, verá a palavra doof. Se você utilizar outro espelho para espelhar a imagem que está no primeiro espelho, ainda verá a palavra doof. Mas ela não deveria ter invertido de volta?

A resposta é não. Os espelhos não viram a imagem. É você quem inverte. Em um primeiro momento, a placa está virada para o seu lado. Quando você vira a placa para o espelho, ele refletirá exatamente aquilo que está à frente dele, ou seja, as letras invertidas na sua perspectiva. 

Se o seu papel for suficientemente transparente (como uma folha de caderno), há um experimento que nós podemos fazer. Escreva com uma caneta bem forte qualquer palavra de sua preferência. Se você colocar de frente para o espelho, ele irá inverter a palavra. Agora, ainda com as costas do papel viradas para você, coloque-o contra a luz. Você enxerga a mesma coisa, correto?

Questão de perspectiva

A luz é formada por fótons, ou ondas, dependendo da perspectiva física. Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.

Portanto, de certo modo, é possível afirmar que os espelhos viram sim as imagens. Mas é uma questão um pouco mais interessante, e não envolve apenas a física, mas também a sua mente. E é exatamente isso o responsável pela confusão na perspectiva, e o motivo pelo qual a palavra food torna-se doof. 

Você já deve ter passado pela confusão de, por exemplo, um professor pedir para que levantasse a mão direita – ou apontar para o lado direito. Seja qualquer forma de direcionamento direita ou esquerda, é comum que exista esse tipo de confusão quando duas pessoas estão em frente.

A direita de uma pessoa é a esquerda de outra. Uma pessoa serve como o reflexo de outra. Ambas estão de pé, e ambas estão saudáveis, na posição humana em que sempre estiveram. Portanto, os eixos x e y estão normais. A questão, então, é o eixo z. Já que a segunda pessoa está à sua frente, ela está invertida no eixo z.

Em um espelho ocorre a mesma coisa. Já que os fótons percorrem o mesmo caminho, mas em um sentido diferente, eles estão invertidos no eixo z – afinal, vivemos em um mundo tridimensional. Dessa forma, quando seus olhos recebem essa luz, há sim uma estranheza, como a de uma pessoa à sua frente. Trata-se apenas de uma confusão mental.

Com informações de Science Alert e Washington Post.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies