in

Por que meu gato arranha móveis? Saiba o que fazer para evitar


Há vários motivos para gatos arranharem móveis. Coçar é um bom exercício, pois eles esticam os seus corpos e estendem, depois retraem as unhas. Quando o gato arranha e coça, os movimentos ajudam a remover as bainhas externas das unhas.

Os gatos também coçam para deixar marcadores visuais e olfativos, ou seja, o seu odor. Suas glândulas interdigitais estão localizadas entre as almofadas das patas e deixam odores para que outros gatos saibam da sua presença. Então, o gato arranha objetos e deixa pequenos sulcos como sinais visuais para outros pets.

(IStock)

O que fazer se o seu gato arranha tudo?

Se os animais tiverem postes adequados para arranhar, as mobílias podem ser salvas, incluindo seus sofás e poltronas caros. Mesmo assim, a localização de certos móveis é um ótimo lugar para os gatos fornecerem um sinal visual ou coçarem após despertar de um cochilo. Na natureza, o gato arranha em áreas onde passam boa parte do tempo.

Seguem 5 dicas de como evitar esse problema enquanto seu gato arranha mais algum móvel:

  1. Coloque um poste para arranhar ao lado da mobília que o gato está arranhando;
  2. Impeça o gato de arranhar os móveis colocando fita adesiva dupla-face nele. Muitos gatos ficam incomodados com a pegajosidade da fita desagradável. Em superfícies de tecidos, tente colocar bolas de algodão embebidas em colônia, pois os gatos também não gostam do odor de frutas cítricas ou mentol;
  3. Elogie e ofereça recompensas de comida sempre que seu gato arranhar o poste;
  4. Ofereça uma variedade de substratos para arranhar, não apenas o poste acarpetado. Por exemplo, dê também um papelão barato ou um poste feito de corda de sisal. É recomendável uma tora de madeira, pois gatos arranham isso na natureza. No entanto, certifique-se que seja seguro para não tombar e machucar o seu gato;
  5. Se o seu animal de estimação insistir em arranhar os móveis, compre tecidos parecidos e faça seus próprios postes.



Fonte Socientifica

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Morre Genival Lacerda, ícone do forró

Medo do desemprego é crescente entre os brasileiros, aponta CNI