Casa Ciências Peixe que usa nadadeiras “para caminhar” mostra como 2020 é estranho

Peixe que usa nadadeiras “para caminhar” mostra como 2020 é estranho

por Alberto Lima


Em um ano cercado de coisas estranhas, um peixe que usa nadadeiras no fundo do oceano nem é tão bizarro. O animal aquático é um peixe-morcego de nariz curto, que foi filmado em Honduras, na Ilha de Roatán. Mas, ele vive também em outras regiões de águas quentes.

O peixe foi flagrado por Mickey Charteris, que por anos fez crônicas da vida marinha na região. Segundo ele, essa é a fera mais estranha que já viu pelos mares. O animal anda lentamente, em busca de presas. Aliás, sua dieta é baseada em caranguejos, moluscos e peixes.

O peixe que usa nadadeiras nem sempre faz isso. Quando se sente ameaçado, então usa-as para nadar e fugir velozmente. “Parece um pedaço de esponja marrom que acasalou com um unicórnio”, disse Charteris.

LEIA TAMBÉM: Conheça os tubarões que evoluíram para ‘caminhar’ com as nadadeiras

Peixe que usa nadadeiras é extremamente raro

De fato, o animal tem feição bastante estranha, para Charteris, quando visto de cima a visão era bastante escura e estranha. O peixe conta com lábios vermelhos, que podem ser observados por baixo. O bicho é extremamente raro, vivem entre 0 e 305 metros de profundidade, em zonas tropicais, incluindo o Nordeste do Brasil.

A espécie é encontrada em poucas áreas do Oceano Atlântico, principalmente em canais sedimentares e rasos. São regiões com pouca visibilidade e que recebem poucas visitas dos mergulhadores. Eles gostam principalmente de regiões com algas ou lama, para que possam ficar bem escondidos.

O peixe-morcego-de-nariz-curto, chamado cientificamente de Ogcocephalus nasutus é nativo do Caribe e um dos poucos que usa as nadadeiras para, literalmente, caminhar no solo do oceano. O animal mede no máximo 38 centímetros e é assexuado, além disso, é vendido como peixe de aquário em alguns locais, como no Ceará.

Com informações de Indiatimes e Fish Base.





Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies