in

O kiwi tem o ovo mais desproporcional da natureza


A ave kiwi (impossível confundir com a fruta) é a detentora do infeliz recorde do ovo mais desproporcional da natureza. Esta adorável ave endêmica da Nova Zelândia bota um ovo seis vezes maior que o normal para uma ave do seu porte. O ovo pode ter até 20% da massa corporal da mãe.

Com um bico alongado e pouco maior que uma galinha, a mãe kiwi põe um ovo por ano e tem o maior período de incubação de todas as aves, que é de cerca de 80 dias. Para produzir um ovo tão grande, a mamãe kiwi precisa comer três vezes mais que o normal. Mas devido ao tamanho do ovo ela é obrigada a jejuar por dois ou três dias antes da postura.

Após a postura do ovo acaba o trabalho da mãe, que sai do ninho, deixando o macho que é totalmente responsável pela incubação.

Rod Morris Photography

Mas por que o kiwi tem o ovo mais desproporcional da natureza?

Talvez o pobre kiwi tenha sido vítima de uma piada de mau gosto da evolução. Existe a teoria de que o Kiwi evoluiu de uma ave muito maior que habitou a Austrália e a Nova Zelândia na mesma época que os dinossauro. Esta explicação é muito aceita, pois, o ovo do kiwi, teoricamente deveria ser colocado por um pássaro duas ou três vezes maior como um casuar, por exemplo.

Há também uma outra teoria. O enorme ovo de kiwi poderia representar uma adaptação mais recente ao ambiente da Nova Zelândia. Em habitats estáveis ​​e previsíveis, saturados de competidores, o sucesso reprodutivo é maximizado investindo-se em descendentes mais fortes e menos numerosos do que em muitos descendentes mais fracos. 

Filhote de kiwi
Feedloader (Clickability)

O bebê kiwi nasce de um grande ovo com uma gema muito maior que os ovos comuns. Esta gema, após o nascimento, é convertida no saco vitelino. O saco vitelino garante que o filhote não precise de qualquer alimento por até dez dias depois de eclodir, após este período, o filhote sai por aí pronto pra cuidar de si mesmo.

Com informações de Australasian Science e Kiwi for Kiwi.



Fonte Socientifica

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0