in

Novo monólito misterioso surge agora na Romênia


Há alguns dias, um monólito misterioso surgiu em um deserto no estado de Utah, nos Estados Unidos, com mais de 3 metros de altura. Mas o objeto desapareceu da mesma forma que surgiu – em um completo mistério. E agora, para causar ainda mais mistério, um objeto metálico semelhante apareceu na Romênia, país do Leste Europeu. 

Nos Estados Unidos, uma equipe do Departamento Estadual de Recursos da Vida Selvagem voava em um helicóptero quando avistou o misterioso objeto metálico. Eles contavam os carneiros selvagens na região naquele momento. Na Romênia, ocorreu a mesma coisa – um surgimento aleatório, no dia 26 de novembro na colina Batca Doamnei.

“Recebemos relatórios confiáveis ​​de que a estrutura instalada ilegalmente, conhecida como ‘monólito’, foi removida das terras públicas do Bureau of Land Management (BLM) por um desconhecido”, disse em um comunicado a página do facebook do Bureau of Land Management. 

Monólito de 2001?

Todos lembram da clássica referência – ‘2001: Uma Odisséia do Espaço’. Trata-se de uma incrível obra de arte de ficção científica lançada no ano de 1968, durante a corrida espacial, e dirigido por ninguém menos do que Stanley Kubrick. A produção do filme adaptou a obra de outro aclamado gênio para o filme, o escritor Arthur C. Clarke. 

O filme é dividido em três atos. Nos três atos, ele traz um debate em alta na época. Note que o homem viajou para a Lua em 1969. O lançamento de 2001 logo antes disso não ocorreu por uma coincidência. Kubrick traz debates da tecnologia, exploração espacial e até mesmo da inteligência artifical, com aquele bizarro computador que se assemelha a uma câmera.

HAL 9000, o computador de 2001: Uma Odisseia no Espaço. (Reprodução).

Mas o nosso foco está no primeiro ato, chamado ‘A aurora da humanidade’. Nele, há o surgimento da humanidade. Lá, os ancestrais dos homo sapiens utilizam as primeiras ferramentas. Mas não houve um desenvolvimento tecnológico de forma natural, como ocorreu na realidade. 

Aí, então, que entra o monólito. Trata-se, grosso modo, de um artefato alienígena que acelerou o desenvolvimento da humanidade. O monólito exerce uma importante função para a continuidade da narrativa, que mais tarde aborda temas extremamente futuristas para a época, como a inteligência artificial, e futuristas para inclusive o nosso momento, como longas viagens espaciais.

E claro, o monólito mexeu com a imaginação das pessoas no âmbito do famoso filme.

O monólito do filme. (Reprodução).

Mas o que ele faz lá?

Provavelmente não é algo alienígena, é claro. Alguns internautas perceberam, através de imagens de satélite do google maps, que o objeto surgiu ali entre 2015 e 2016, mas ninguém percebeu até o momento, afinal, trata-se de um deserto. Ninguém possui certeza de nada, mas alguns suspeitaram tratar-se de uma obra do fotógrafo Eliot Lee Hazel, que mora nas redondezas. 

“Alguém se deu ao trabalho de usar algum tipo de ferramenta de corte de concreto ou algo para realmente cavar, quase na forma exata do objeto, e embuti-lo muito bem”, disse Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública ao New York Times. “Há estradas por perto, mas transportar os materiais para cortar a rocha e transportar o metal, […] é definitivamente interessante”.

Mas o objeto desapareceu. E um segundo, quase idêntico, surgiu na Romênia. Seria mesmo obra do fotógrafo? Alguns internautas sugerem, também que o monólito possui alguma função de campanha publicitária. Também especulou-se que fosse uma obra póstuma do escultor John McCracken, que faleceu em 2011, de acordo com o Cnet.

Este novo monólito, também com mais de três metros de altura, se parece ainda mais com o monólito de 2001, com seu topo inclinado. O curioso é que ele aponta para o  Monte Ceahlau, conhecido como Montanha Sagrada. Trata-se também de um propriedade privada, e as autoridades dizem que a instalação é ilegal, assim como em Utah. 

Mas ninguém sabe a função desses objetos por enquanto. 

Com informações de Daily Mail, Cnet e The New York Times.



Fonte Socientifica

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Pandemia impede diagnóstico precoce de câncer de pele

Governo prorroga Força Nacional no Presídio Federal de Brasília