in

Newgrange, o templo pré-histórico para o solstício de inverno na Irlanda


Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, durante o solstício de inverno no hemisfério norte (solstício de verão para nós), o Sol nascente se alinha com a tumba e ilumina uma passagem para a câmara central, ao final de um corredor. Newgrange marca, portanto, o início do inverno.

Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, e serviu principalmente como uma tumba. Construída 3200 AEC, são mais antigas do que as Pirâmides de Gizé, no Egito e Stonehenge, e tão impressionante quanto. Mas não, não é uma obra alienígena, apenas uma maravilha da engenharia proveniente de milhares de anos de observações astronômicas pelos humanos. 

Em 2020, as autoridades cancelaram o evento presencial, pela pandemia. Todo ano, muitas pessoas visitam o local para assistir a esse alinhamento luminoso. Mas eles transmitiram ao vivo, e ainda disponíveis no youtube, os três dias em que o fenômeno ocorreu. Embora o solstício de inverno ocorra oficialmente no dia 21 de dezembro, ainda há um alinhamento na câmara durante o dia anterior e o dia posterior. Veja o primeiro dia, 20 de dezembro, no vídeo abaixo: 

Não tão único, mas ainda único.

O templo localiza-se na Irlanda, a 50 quilômetros da capital do país, Dublin. Newgrange integra o Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne. Desde meados da década de 1960, há uma exploração científica séria por arqueólogos no local, embora a visita por aventureiros e curiosos já ocorresse muito antes disso.

Há outras construções semelhantes na Irlanda (túmulos que indicam o solstício de inverno), conforme o portal Historic Mysteries, mas Newgrange destaca-se pelo seu tamanho. Isso demonstra, possivelmente, poder e riqueza das lideranças, já que uma construção maior demanda mais material, mais pessoas e mais tempo. O templo levou, provavelmente, décadas de construção. São mais de 200 toneladas de pedras e terra. 

Há pedras ornamentadas na entrada do templo. (Imagem de Jal74 do Wikimedia Commons)

Outro ponto importante é que o templo demonstra a organização e separação de tarefas naquela sociedade. Conforme a sociedade se organiza, pessoas se especializam em determinadas tarefas. Mas é bastante difícil saber a partir de quando esses comportamentos se iniciam. 

Importância de Newgrange

Por muito tempo, considerou-se Newgrange apenas como uma tumba de passagem (pela marcação do tempo). Mas, segundo o site oficial do sítio arqueológico, o termo mais apropriado, utilizado atualmente, é Templo Antigo, já que a construção exerce uma grande importância astrológica, religiosa, cerimonial e cultural.

A bem trabalhada entrada do templo de 5 milênios. (Imagem de Dave Keeshan do Flickr)

Dentro da tumba, os cientistas encontraram restos de humanos cremados e não cremados. Um dos corpos não cremados pertenceu a um homem de meia idade, chamado de NG10 pelos cientistas. Os estudos descobriram tratar-se de um filho de uma relação incestuosa. Até pouco tempo atrás, o incesto era bastante comum na Europa, para “manter a pureza” do sangue real. Por isso tantos nobres europeus em pinturas e relatos possuem deformidades e transtornos psiquiátricos – o incesto gera a falta de variabilidade genética. 

Além de poder, por funcionar como túmulo para os líderes locais e demonstrar a riqueza, Newgrange serviu como um marcador temporal extremamente útil para as práticas agrícolas. A agricultura marcou um ponto muito importante na humanidade, e nos trouxe ao ponto que estamos hoje.

LEIA MAIS



Fonte Socientifica

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

MPT: quatro a cada 10 denúncias foram relacionadas à pandemia em 2020

MDR lança programa de desenvolvimento para cidades fronteiriças