Navio nazista da segunda guerra mundial foi descoberto na Noruega


A Statnett, operadora norueguesa de rede elétrica, estava realizando varreduras sonares no fundo do mar em 2017 quando encontrou o navio nazista. Ele estava próximo aos cabos de energia subaquáticos.

Mas só recentemente o mundo descobriu a identidade do navio. A Statnett enviou um veículo subaquático controlado remotamente para inspecionar os destroços e, em seguida, a máquina transmitiu as imagens para os engenheiros. Elas, enfim, sugeriam que o naufrágio era do cruzador alemão Karlsruhe.

(Imagem: Statnett / Isurvey)

A quase 500 metros abaixo do nível do oceano encontraram o seu casco, além de torres de canhão e suásticas estampadas. A forma do casco e as posições das torres de canhão revelaram a identidade do navio. A história já conhecia o destino do navio Karlsruhe, mas ninguém sabia exatamente onde o mesmo havia afundado. “Finalmente, depois de tantos anos, descobrimos a localização exata do cruzador”, disse o arqueólogo do Museu Marítimo da Noruega, Frode Kvalø.

A História de Karlsruhe

Durante seu naufrágio, a marinha alemã atacava a Noruega – foi o início da invasão nazista ao país. Após o ataque, o governo Norueguês precisou buscar refúgio na Grã-Bretanha, onde permaneceram até a rendição alemã em 1945. Ainda mais, durante o ataque à Noruega, o Karlsruhe foi o único navio alemão de maior porte a desaparecer.

Navio Karlsruhe
Navio Karlsruhe foi encontrado depois de quase 80 anos. Imagem – Arthur Renard (Década de 1930).

Nos anos 1930, fez parte das patrulhas alemãs na costa da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola de 1936. Quando a segunda guerra começou, ele estava sendo reformado e só entrou em ação em abril de 1940, no ataque à Noruega.

VEJA MAIS: Descobriram um navio congelado em plataforma de gelo na Antártica

De acordo com Kvalø, o navio de guerra teve papel central na história na Noruega. A artilharia norueguesa atingiu Karlsruhe durante o ataque, mas os níveis de dano ainda não são claros. Após a batalha, o cruzador deixou a comuna Kristiansand para voltar à Alemanha. Porém, no meio do caminho, foi atingido por vários torpedos do submarino britânico Truant, que causou sérios danos ao navio. A tripulação logo abandonou o navio por ordem do comandante. A sua localização exata ficou em mistério por quase 80 anos.

Como o navio nazista foi identificado

Um dos fatores mais decisivos para identificá-lo foram as torres de canhão, que eram assimétricas. Kvalø disse: “Karlsruhe é uma visão impressionante. A maioria desses navios de guerra vira de cabeça para baixo no caminho para o fundo do mar, devido à enorme estrutura. Mas o Karlsruhe desceu direto e ficou em pé.”

Canhões do navio nazista encontrado na Noruega
(Imagem: Statnett)

De acordo com a Administração Costeira Norueguesa, o navio nazista ainda pode abrigar mais de um milhão de litros de combustível, além de substâncias químicas perigosas.

As notícias foram publicadas no Live Science e no Smithsonian

Queremos nos tornar a maior referência em educação científica do Brasil e na língua portuguesa. Para isso, precisamos pagar os melhores jornalistas, revisores e freelancers de ciência. Fazendo uma doação mensal em nosso , você nos ajuda a nos manter independentes e continuar o nosso trabalho sem percalços. 



Fonte Socientifica