Navio naufragado do século 17 é encontrado em perfeito estado no mar Báltico


Um navio naufragado estranhamente bem preservado foi encontrado nas águas escuras do mar Báltico.

Essa descoberta inesperada foi realizada por mergulhadores da Finlândia ao explorar as profundezas do mar Báltico. Eles encontraram esse naufrágio incrivelmente bem preservado datado de aproximadamente 400 anos.

Navio intacto naufragado

Mergulhadores voluntários da equipe sem fins lucrativos Badewanne costumam encontrar relíquias do século 20 naufragadas.

São navios afundados durante as batalhas marítimas da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial.

Então, descobrir o que parece ser um navio mercante holandês praticamente intacto e do século 17 foi realmente uma grande surpresa.

O navio, um exemplo de filibote (ou fluyt) holandês, foi encontrado perto da foz do Golfo da Finlândia, nas águas orientais do Báltico.

A equipe de mergulho Badewanne voltou no tempo e descobriu esse navio holandês quase completamente preservado e intacto a uma profundidade de cerca de 85 metros.

Com apenas pequenos danos sofridos pela pesca sucessiva de arrasto pelágica com redes de pesca, é como se a embarcação estivesse congelada em uma espécie de estase do século 17, diz a equipe.

Isso se deu graças as propriedades da água nesta parte do mar (uma combinação de níveis baixos de salinidade, temperatura e luz) que podem permitir esse feito de naufrágios sobrevivendo praticamente inalterados por centenas de anos.

Importância histórica desse navio

Por causa da preservação desse navio naufragado graças a química do Báltico e sua natureza desconhecida, essas águas nos deixaram uma relíquia notável para investigações futuras.

navio naufragado

De outro modo, em águas mais quentes, os organismos que destroem madeiras florescem e podem causar danos incalculáveis a embarcações como essa.

Até os porões do navio foram encontrados cheios, dizem os mergulhadores.

Os avanços pioneiros demonstrados por essa embarcação dominavam em grande parte o comércio marítimo nesta parte do mundo.

Consequentemente, foi parte desse estoque de provisões e mercadorias dos navios de carga holandeses que se encontraram preservados como amostra nesse naufrágio.

Esses navios surgiram no século 16 e, ao contrário de outros barcos da época que alternavam servir como navios de carga e navios de guerra, essa embarcação tinha um design econômico e amplo.

Eles eram totalmente destinados a maximizar a capacidade de carga, por isso a sua importância no transporte de mercadorias.

Características únicas

Por causa de sua capacidade, ele podia transportar até o dobro de carga de navios rivais. Seus sistemas avançados de cordame também garantiam hábeis capacidades de navegação que podiam ser controladas por pequenas tripulações.

vista da cabine principal

Logo, ele tornou-se um navio mais lucrativo para operar.

Mesmo com todo o sucesso e popularidade do design dele entre os séculos 16 e 18, poucos sobreviveram até hoje.

Por isso, uma investigação mais aprofundada desta descoberta em particular pode revelar fatos interessantes sobre esses tesouros históricos.

O naufrágio revela muitas das características desse tipo de navio, inclusive algumas únicas, como a construção da popa, disse o arqueólogo marítimo Niklas Eriksson, da Universidade de Estocolmo, na Suécia. Ele trabalhará com autoridades finlandesas e outros para estudar a descoberta.

Essa é uma oportunidade única de investigar o desenvolvimento de um navio que navegou por todo o mundo e foi uma ferramenta que lançou as bases para a globalização moderna.

 

Queremos nos tornar a maior referência em educação científica do Brasil e na língua portuguesa. Para isso, precisamos pagar os melhores jornalistas, revisores e freelancers de ciência. Fazendo uma doação mensal em nosso , você nos ajuda a nos manter independentes e continuar o nosso trabalho sem percalços. 



Fonte Socientifica