Casa Tecnologia Mercado de banda larga tem retração em setembro

Mercado de banda larga tem retração em setembro

por Alberto Lima

Foto: pixabay.com

O mercado de banda larga fixa apresentou uma pequena retração no mês de setembro, segundo dados divulgados pela Anatel. Foram 74 mil assinantes a menos em relação a agosto, fechando o mês com 34,98 milhões de clientes. As grandes operadoras se mantiveram praticamente estáveis com 22,255 milhões de assinantes, mas as pequenas operadoras perderam 74 mil assinantes, para 12,725 milhões de clientes em setembro.

A Claro cresceu cerca de 20 mil clientes no mês e fechou setembro com 9,83 milhões de assinantes. Já a Vivo teve uma queda de 49 mil clientes, para 6,511 milhões de assinantes. A Oi teve uma ampliação de 28 mil clientes, para 5,05 milhões. A TIM fechou setembro com 641 mil clientes de banda larga fixa.

A base de clientes de xDSL das grandes operadoras caiu quase 250 mil clientes, para 6,66 milhões, em contraposição a um aumento de 390 mil assinantes em fibra, que representavam 6,01 milhões em setembro, considerando-se apenas as grandes. A tecnologia de cabo coaxial (HFC) ainda é predominante entre os principais players, com 9,3 milhões de clientes, quase todos da Claro. Mas vale notar que a Claro está ganhando muito mais clientes em fibra do que em HFC. Dos 20 mil clientes que adicionou no mês, apenas 3 mil vieram das redes HFC.

Considerando o mercado total, os acessos com fibra já somam 14,98 milhões de clientes, um aumento de 195 mil em relação a agosto.

Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies