Casa Ciências Mais de 450 baleias encalhadas são encontradas em praia na Tasmânia

Mais de 450 baleias encalhadas são encontradas em praia na Tasmânia

por Alberto Lima


Mais de 450 baleias-piloto ficaram encalhadas na costa oeste da Tasmânia e esse já é o pior evento de encalhe de baleias que a ilha australiana já viu.

No início desta semana já haviam sido encontradas 270 baleias-piloto encalhadas em bancos de areia e ao longo da praia de Strahan, uma cidade costeira da Tasmânia em torno do porto de Macquarie.

Mas, infelizmente enquanto os esforços de resgate estavam em andamento para puxar as baleias ainda vivas de volta para águas mais profundas, os levantamentos aéreos constataram mais baleias encalhadas em outro ponto da praia.

Os pesquisadores encontraram mais 200 baleias encalhadas cerca de 7 a 10 quilômetros mais ao sul nas águas escuras do porto de Macquarie, elevando a contagem de baleias encalhadas para cerca de 470 baleias.

Esse comunicado foi divulgado pelo Departamento de Indústrias Primárias, Parques, Água e Meio Ambiente do governo da Tasmânia.

Trabalho de resgate das baleias encalhadas

O gerente regional do Incident Controller and Parks and Wildlife Service, Nic Deka, deu uma declaração informando que a impressão no ar é que a maioria das baleias detectadas parecem estar mortas, mas um barco dirigiu-se para lá para realizar a avaliação da água.

Então, dezenas de equipes de resgate, incluindo pescadores locais, usaram equipamentos para puxar as baleias vivas de volta para águas mais profundas, de acordo com a BBC.

Até o momento, as equipes de resgate salvaram 88 baleias e estão trabalhando para salvar outras baleias que estão presas, mas ainda vivas. Só que as marés fortes dificultam muito os esforços de resgate, porque algumas das baleias voltam à costa.

O foco está nos animais que ainda estão vivos, disse Deka. “A mortalidade aumentou, mas há um número significativo de vivos, então continuaremos trabalhando com eles.”

Maior encalhe em massa de baleias

Antes desse encalhe em massa, o maior encalhe na Tasmânia ocorreu em 1935 e envolveu 294 baleias-piloto de nadadeiras longas em Stanley, uma cidade da costa noroeste do estado insular.

Esse pode até ser o maior que a Austrália já teve, disse Karen Stockin, professora associada da Massey University, na Nova Zelândia, ao The Guardian.

encalhe em massa de baleias

O maior encalhe documentado no mundo aconteceu em 1918, quando cerca de 1.000 baleias encalharam nas ilhas Chatham, a 800 km a leste da Nova Zelândia, de acordo com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

Os cientistas não sabem exatamente o motivo de grandes grupos de baleias acabarem presos juntos.

A hipótese do Departamento de Conservação da Nova Zelândia é que a ecolocalização das baleias-piloto ou o uso de ondas sonoras para localizar objetos não funcione tão bem em águas rasas próximas a litorais inclinados.

Ou seja, as baleias podem ter falhado em detectar a costa quando seguiram os peixes (sua comida) até a costa.

Além do mais, as baleias-piloto são criaturas altamente sociáveis e ligadas a família, vivendo em comunidades restritas.

De acordo com a BBC e o Departamento de Conservação, existe a possibilidade que uma das baleias tenha enganado todo o grupo de fiéis para a costa.

 



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies