Casa Ciências Jogar videogame na infância provavelmente te deixou mais inteligente, sugere estudo

Jogar videogame na infância provavelmente te deixou mais inteligente, sugere estudo

por Alberto Lima


Uma nova pesquisa publicada na revista Frontiers in Human Neuroscience está sugerindo que videogame pode te deixar mais inteligente, mesmo anos depois de jogar.

Um estudo feito com Super Mario Bros

(Imagem: Caleb Oquendo / Pexels)

Pesquisadores da Universidade de Catalunya (UOC) conduziram um estudo envolvendo 27 participantes de 18 a 40 anos que já ou nunca jogaram videogame.

No estudo, foi utilizado o jogo Super Mario 64, um clássico dos jogos de plataforma, que inclusive parece estar relacionado a estímulos e mudanças cerebrais.

Antes de ficarem sujeitos a uma hora e meia de videogame por 10 dias seguidos, os participantes testaram suas habilidades cognitivas. Após os 10 dias, realizaram novamente os testes e ainda mais uma vez 15 dias após o último jogo.

Além disso, um grupo se submeteu à estimulação magnética transcraniana (EMT), uma técnica de estimulação cerebral. A finalidade era ver os efeitos dessa técnica na performance dos jogadores.

Os resultados da pesquisa

A princípio, os pesquisadores experimentaram uma combinação de videogame e estimulação cerebral para melhorar a cognição. No entanto, os resultados foram desfavoráveis.

Na verdade, os pesquisadores descobriram que os voluntários que mais jogaram durante a infância apresentaram um desempenho muito melhor nas tarefas de memória operacional.

Crianças que jogam videogame são mais inteligentes
(Imagem: Ketut Subiyanto / Pexels)

VEJA MAIS: Jogar videogame com seus amigos usando apenas a sua mente? Sim, agora você pode

Nos dois grupos, houve melhora de desempenho no jogo, afinal, a prática leva à perfeição. Mas, por outro lado, a estimulação cerebral não causou essa melhora. Além disso, antes do período de jogos, os participantes tiveram desempenhos bem diferentes no jogo, mas mostraram resultados semelhantes após as 15 horas das sessões de videogame.

Videogame te deixa mais inteligente?

O pesquisador Marc Palaus, pesquisador da UOC, explicou que os jogadores mais assíduos da infância tiveram resultados melhores de memória.

“Pessoas que eram jogadores ávidos antes da adolescência, apesar de não jogarem mais, tiveram um desempenho melhor nas tarefas de memória operacional. ” – Marc Palaus

Apesar disso, os pesquisadores destacam que outras atividades, além de videogame, podem alcançar resultados semelhantes.

O tamanho da amostra do estudo ainda era bem pequeno, e os participantes precisaram de apenas 15 horas de treinamento de videogame antes que a habilidade no jogo se nivelasse. Portanto, os jogadores ávidos podem não estar tão à frente dos mais leigos.

Por fim, para os pesquisadores, o estudo revela os possíveis efeitos benéficos dos videogames, mesmo que ainda sejam necessários outros estudos.

 O estudo foi publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies