Fortaleza egípcia de 3.200 anos encontrada em Israel


Durante uma expedição, um grupo de arqueólogos descobriram uma fortaleza egípcia de 3.200 anos localizada em Israel. A construção foi erguida pelos egípcios e cananeus, para que pudessem deixar a região protegida dos filisteus que estavam tentando invadir o local.

Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) a construção, que foi batizada como a “Fortaleza de Galon”, está localizada onde antes era a terra de Canaã.

A arquitetura da Fortaleza de Galon

A descoberta foi feita por um grupo de adolescentes voluntários da IAA, que estavam escavando próximo ao Kibutz Galon. Um Kibutz é uma comunidade que fica situada no Sul, há cerca de 70 quilômetros de Jerusalém. Além dos restos que constituíam a fortaleza egípcia, também foram encontrados alguns artefatos.

O forte que construído pelos egípcios media, aproximadamente, 18 por 18 metros. A construção também era composta por torres de vigia em cada um dos cantos, para que os guardas a ocupassem, em busca dos filisteus que atacavam o lugar naquela época. Logo na entrada, havia uma soleira feita com rocha maciça, que pesava 3,3 toneladas.

Live Science, https://www.livescience.com/ancient-egyptian-philistine-fortress-discovered.html

De acordo com a descrição repassada pelos arqueólogos da IAA, quem entrasse na fortaleza, seria recepcionado com um pátio pavimentado e com grandes colunas de pedras no meio. Na construção, também havia alguns quartos, e dentro deles, foram recuperados vasos de cerâmica, uma xícara e uma tigela.

Live Science, https://www.livescience.com/ancient-egyptian-philistine-fortress-discovered.html

Em grande maioria, esses objetos eram utilizados na prática de rituais religiosos. Um outro fator que não surpreendeu os arqueólogos, foram os materiais usados para erguer a fortaleza. A construção estava situada entre os filisteus e egípcios, no meio de uma época conturbada e marcada pelos constantes combates.

A importância da fortaleza egípcia

Segundo os arqueólogos Saar e Weissbein, “a fortaleza de Galon foi construída como uma tentativa Cananeia / egípcia, de lidar com uma nova situação geopolítica. A fortaleza foi edificada em uma localização estratégica. De onde é possível observar a estrada principal que acompanha o rio Guvrin, uma estrada que liga a planície costeira às planícies da Judeia”.

Live Science, https://www.livescience.com/ancient-egyptian-philistine-fortress-discovered.html

Entretanto, houve uma mudança na situação geopolítica no século 12 AEC logo após a migração dos egípcios da terra de Canaã para o Egito, os cananeus ficaram mais susceptíveis aos ataques dos filisteus. Além desse grupo, o povo de Canaã ficou bastante desprotegido, o que resultou na sua destruição.

Apesar de não existir provas concretas que demonstrem o massacre do cananeus, a dizimação das áreas desprotegidas de Canaã é tida como certa.

Com informações da Live Science.

Queremos nos tornar a maior referência em educação científica do Brasil e na língua portuguesa. Para isso, precisamos pagar os melhores jornalistas, revisores e freelancers de ciência. Fazendo uma doação mensal em nosso , você nos ajuda a nos manter independentes e continuar o nosso trabalho sem percalços. 



Fonte Socientifica