in

Fazer exercícios no frio queima mais gordura, mostra estudo


Com um clima mais gelado geralmente vem aquela preguiça e a vontade de ficar largado na cama até mais tarde. Você pode até querer deixar a atividade física para outro dia, mas um estudo recentemente publicado no Journal of Applied Physiology mostrou que fazer exercícios no frio realmente queima mais gordura que o habitual.

O estudo

Em um ensaio clínico com 11 voluntários na faixa dos 20 anos “moderadamente em forma e com sobrepeso”, a queima de gordura aumentou mais de três vezes durante o exercício em um ambiente mais frio (uma temperatura estimada de zero graus Celsius), em comparação com um ambiente com temperatura mais neutra (cerca de 21 Celsius).

LEIA TAMBÉM: O exercício é importante para a perda de peso? Sem dúvidas, diz médico

Os voluntários foram submetidos a uma série de exercícios padrão, que vai desde exercícios de alongamento de foco extremo, também chamados de exercícios cardiovasculares intensos, em todas as temperaturas: dez corridas de ciclismo de 1 minuto a 90% do esforço, seguidas por tempos de recuperação de 90 segundos do ciclismo a 30% do esforço, com um período exercício lento no final das duas sessões.

(ShotPot / Pexels)

O método de calorimetria indireta foi usado para medir as calorias consumidas pelos voluntários, e os níveis de glicose no sangue e as alterações metabólicas foram medidos a partir de amostras de sangue para avaliar a taxa de queima de gordura. Todos os participantes também comeram uma refeição rica em gordura no café da manhã após uma noite de sono e depois mediram novamente sua eficiência na queima de gordura e outros parâmetros.

“Este é o primeiro estudo conhecido a investigar os efeitos das temperaturas ambientes frias no metabolismo agudo durante o exercício intervalado de alta intensidade, bem como no metabolismo pós-prandial no dia seguinte”, escrevem os pesquisadores da Laurentian University no Canadá em seu artigo.

“Observamos que o exercício intervalado de alta intensidade em um ambiente frio muda o metabolismo agudo em comparação com um ambiente termoneutro. No entanto, a adição de um estímulo frio foi menos favorável para as respostas metabólicas pós-prandiais no dia seguinte.”

Por que fazer exercícios no frio queima mais gordura?

Por que fazer exercício no frio queima mais gordura
(Burst / Pexels)

Ainda não há uma resposta definitiva sobre por que fazer exercícios no frio queima mais gordura, este é um estudo preliminar com poucos voluntários e apenas algumas sessões de HIIE, portanto, é muito cedo para tirar conclusões abrangentes do estudo – mas é um ponto de partida interessante para observar como a temperatura ambiente pode afetar a queima de gordura durante as explosões de exercícios intensivos.

LEIA TAMBÉM: Só 12 minutos de exercícios intensos já alteram biomarcadores no sangue

“Observamos que o exercício intervalado de alta intensidade em um ambiente frio muda o metabolismo agudo em comparação com um ambiente termoneutro. No entanto, a adição de um estímulo frio foi menos favorável para as respostas metabólicas pós-prandiais no dia seguinte.”, afirmam os autores no estudo.

A pesquisa foi publicada no Journal of Applied Physiology .



Fonte Socientifica

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0