in

Fabio Faria indica Demi Getschko para a vaga de ‘notório saber’ do CGI.Br


Foto: Ascom/MCom

O engenheiro Demi Getschko foi indicado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, como o representante de notório saber do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Além do MCom, a indicação deve ser referendada pela Casa Civil e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Demi Getschko ocupa a cadeira de notório do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) desde a criação do colegiado, em 1995. Desde então, sua recondução tem sido feita quase que naturalmente.

Demi e o ministro se reuniram na manhã da última quarta-feira, 6, e trataram de assuntos voltados para a rede mundial de computadores. Na conversa com Faria, Getschko destacou que o Brasil é o quarto país em número de Pontos de Troca de Tráfego (PTT) no mundo, sendo que um desses pontos está localizado em São Paulo, considerado o maior do planeta. Esses PTTs, na prática, garantem a conexão segura, rápida e confiável; e facilitam a conexão entre diferentes provedores.

Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em engenharia, o engenheiro foi eleito para o Hall da Fama da Internet em 2014, na categoria “Conectores Globais” por seu papel central no estabelecimento da primeira conexão de internet no Brasil. Também integrou importantes organismos internacionais, como a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e a Country Code Names Support Organization (CCNSO).

O CGI.Br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil é composto por nove representantes do setor governamental, quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor, três da comunidade científica e tecnológica e um de notório saber em assuntos de internet.

Em agosto, foi publicada a Portaria Interministerial 2.965, de 24 de julho de 2020, que nomeia os mais novos integrantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), eleitos no pleito que aconteceu no começo de 2020. Os novos conselheiros terão um mandato de três anos, sendo permitida a recondução. (Confira aqui a lista de todos os conselheiros eleitos e indicados para o próximo mandato).



Fonte Teletime

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

CGI abre chamada para submissão de propostas de atividades para o 11º Fórum da Internet

Náutico vira sobre o Paraná e se afasta do Z-4