Casa Tecnologia Em áreas remotas e sem internet a conexão de alta velocidade passará a ir através de feixes de luz Vitor Paiva Últimas Notícias Inovação Inovação O acesso à internet hoje deve ser visto como direito essencial, por significar também não só acesso a conhecimento, comunicação e informação,…

Em áreas remotas e sem internet a conexão de alta velocidade passará a ir através de feixes de luz Vitor Paiva Últimas Notícias Inovação Inovação O acesso à internet hoje deve ser visto como direito essencial, por significar também não só acesso a conhecimento, comunicação e informação,…

por Alberto Lima


O acesso à internet hoje deve ser visto como direito essencial, por significar também não só acesso a conhecimento, comunicação e informação, como também por oferecer maiores oportunidades educacionais e profissionais. A solução encontrada pela empresa de inovação tecnológica X para levar internet de alta velocidade para pontos remotos do planeta, como regiões montanhosas da Índia e do Quênia, foi trocar quilômetros e mais quilômetros de cabos de fibra ótica pelo que eles trazem dentro: feixes de luz. A solução “despe” a luz dos cabos e “projeta” a luz para oferecer conexão de forma mais simples e mais barata.

Parte do equipamento utilizado no projeto

Intitulada “Projeto Taara”, a solução transmitirá o feixe de luz através de torres ou postes altos, sem causar qualquer dano ou incomodo aos animais ou à natureza, e sem exigir grandes obras ou a superação de obstáculos complexos, como trechos de água ou montanha. “Estamos fazendo história aqui”, disse Dinesh Kumar, gerente do projeto na Agência governamental que está trabalhando com o Projeto Taara para levar internet às partes mais remotas da Índia. “Nos últimos 400 anos o vilarejo de Chaparai, por exemplo, esteve isolado. É um milagre completo”.

Funcionários instalando o equipamento na Índia

A empresa estima que a conexão oferecida será de 20 gigabites por segundo, e ainda que possa ser paralisada por um instante caso, por exemplo, um pássaro cruze o feixe de luz, o sistema é programado para reenviar qualquer informação interrompida, causando assim nenhuma diferença para o usuário.

Ilustração de como a tecnologia funciona

A partir da iniciativa na Índia, uma nova parceria já anunciou que o projeto será levado para o Quênia, e mais.

Moradores de Andhra Pradesh, diante do poste, já devidamente conectados

Um piloto do projeto já está sendo posto em teste na região de Andhra Pradesh, na Índia, com especial sucesso – conforme mostra o vídeo abaixo. A ideia é que o Taara possa ser utilizado para alcançar todo tipo de comunidade isolada, parques nacionais e também áreas de pós-conflito. Estima-se que 3 bilhões de pessoas vivem no mundo sem acesso regular à internet.

 

 

 

 

 

 





Fonte Hypeness

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies