Casa Ciências É possível se comunicar com seu gato piscando lentamente, diz estudo

É possível se comunicar com seu gato piscando lentamente, diz estudo

por Alberto Lima


A comunicação com gatos tem fama de ser difícil, já que a reputação deles é de serem distantes.Ainda mais quando eles são comparados aos cães.

Mas, se você acha um pouco complicado se relacionar com seu amigo felino, talvez você não esteja se comunicando corretamente com o seu gato.

É mais fácil do que você imagina, apenas sorria do jeito deles.

Estreite os olhos e pisque lentamente

Isso mesmo, a comunicação com gatos e a forma de sorrir não é mostrando os dentes, mas estreitando os olhos e piscando lentamente.

Os cientistas confirmam que essa expressão faz com que a interação com o homem aumente. Tanto com familiares, quanto com estranhos.

Dessa forma, os felinos são receptivos e se aproximam dos humanos.

Se você já passou algum tempo com um gato, provavelmente já viu a expressão facial dele com olhos parcialmente fechados e piscando lentamente.

É parecido com a expressão de olhos humanos estreitos quando sorriem. Geralmente, acontece quando o gato está relaxado e feliz.

Então, a interpretação é que essa expressão é o sorriso do gato.

Todo dono quer demonstrar que é amigável na comunicação com os gatos e está aberto à interação.

Parece que imitá-los é o caminho, portanto um equipe de psicólogos fez dois experimentos para determinar se os gatos se comportavam de maneira diferente em relação aos humanos que piscavam lentamente também.

Comunicação com gatos

No primeiro experimento, os proprietários piscaram lentamente para 21 gatos de 14 famílias diferentes.

Eles foram instruídos a se sentar a cerca de um metro de distância e piscar lentamente quando o felino acomodado estivesse olhando para eles num lugar confortável em seu ambiente doméstico.

As câmeras registraram o rosto do dono e do gato, depois os resultados foram comparados a como os gatos piscam sem nossa interação.

gato e seu dono

Por fim, os resultados mostram que os gatos são mais propensos a piscar lentamente para seus proprietários se eles já tiverem piscado para eles, em comparação com a não interação.

O segundo experimento incluiu 24 gatos de oito famílias diferentes. Desta vez, quem piscou foram os pesquisadores, que não tiveram contato prévio com o animal.

VEJA TAMBÉM: Imagens adoráveis mostram filhotes do menor gato do mundo; confira

Para controle, os gatos foram gravados respondendo a uma condição sem piscar e os humanos olhavam para ele sem piscar também.

Depois, os pesquisadores realizaram o mesmo processo do primeiro experimento, piscando lentamente, só que acrescentam uma mão estendida em direção ao felino.

A partir daí, eles descobriram que os gatos não só respondem piscando de volta, como se aproximam da mão da pessoa depois que ela piscou.

Experimente com o seu gato em casa e aumente o vínculo com ele. É como iniciar uma conversa com o seu pet.

É difícil saber porque os gatos piscam assim lentamente para todos nós, de qualquer forma a sua fama de ser menos carinhoso do que o cachorro é muito injusta.

Os gatos também são capazes de sentir um vínculo de confiança com seus donos.

A pesquisa está disponível na Scientific Reports.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies