Casa Tecnologia Dish e Qualcomm formam parceria para 5G com OpenRAN nos EUA

Dish e Qualcomm formam parceria para 5G com OpenRAN nos EUA

por Alberto Lima


A operadora de DTH Dish Network e a Qualcomm anunciaram nesta quarta-feira, 11, uma ação conjunta para testar soluções de redes de acesso abertas e virtualizadas (OpenRAN) que usará plataformas preparadas pela Qualcomm para o 5G. A iniciativa visa acelerar a implementação da primeira rede 5G nativa da nuvem compatível com OpenRAN nos Estados Unidos.

A operadora, subsidiária da Echostar, que por sua vez é controladora da Hughes, utilizará as plataformas de rede de acesso 5G da Qualcomm por meio de fornecedores de rede e parceiros de dispositivos. A iniciativa prevê o uso de plataformas projetadas para permitir que fornecedores de rede emergentes acelerem a implantação e comercialização de vRAN e redes interoperáveis que podem oferecer uma ampla gama de casos de uso e oportunidades previstas para 5G.

“Ao expandir ainda mais seu portfólio de soluções de infraestrutura 5G para incluir especificações O-RAN que são compatíveis com a arquitetura aberta e implementação da Dish, a Qualcomm permitirá maior flexibilidade na implantação de nosso equipamento 5G vRAN. Com essa mudança, a Qualcomm também enriquecerá um ecossistema diversificado de aplicativos RAN, fornecendo insights de dados nativamente por meio da futura família de chipsets. Essas percepções são a base de nossa arquitetura de rede centrada em dados e totalmente automatizada”, disse Marc Rouanne, vice-presidente executivo e diretor de rede da Dish.

Por sua vez, a fabricante de chipsets afirma que é parte da estratégia promover implantação da rede móvel de quinta geração no mercado norte-americano, baseando-se no portfólio de smartphone e infraestrutura com essa tecnologia. Segundo a empresa, “estamos comprometidos em apoiar os fornecedores de rede e parceiros de dispositivos para trazer novos recursos à vida, com 5G e Vo5G [voz sobre 5G] standalone em todas as bandas do espectro Dish”, disse Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de 4G/5G da Qualcomm.



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies