Casa Ciências Dieta vegana e dieta vegetariana: qual a diferença?

Dieta vegana e dieta vegetariana: qual a diferença?

por Alberto Lima


Quando um indivíduo opta por seguir determinada dieta, existem inúmeras razões quanto a sua escolha. Seja devido a uma alimentação melhor, questões éticas ou ambientais, bem como acerca da sua religião. No entanto, durante essa escolha, é comum que confusões sejam geradas sobre as diferenças entre uma dieta vegana e vegetariana.

O que é uma dieta vegetariana?

De acordo com o conceito da Sociedade Vegetariana, quando um indivíduo opta por seguir essa dieta, ele deverá deixar de consumir carnes provenientes de animais abatidos. Dessa forma, ao invés de ter um cardápio com peixes, carnes e mariscos, um vegetariano passará a ingerir frutas, legumes, grãos e sementes. Quanto aos ovos e laticínios, esses irão depender do tipo de dieta que está sendo seguida.

Tipos de vegetarianos

Ovo vegetarianos: indivíduos que usam ovos em sua dieta alimentar, mas que evitam consumir qualquer outro produto proveniente de origem animal.

Ovo-lacto-vegetarianos: pessoas que não consomem carne anima, no entanto, usufruem de laticínios, ovos e seus derivados para compor a sua alimentação.

Lacto vegetarianos: vegetarianos que inserem laticínios em seu dia a dia, mas que evitam ovos e carne animal.

Veganos: indivíduos que optam por banir de sua alimentação, qualquer produto de origem animal, sejam ovos, carnes ou laticínios.

Portanto, existem algumas diferenças entre dieta vegana e vegetariana. inclusive, até mesmo dentro das próprias dietas, são encontrados casos de exceção. Por exemplo, além desses 4 tipos de vegetarianos, existem mais 2, que fogem do conceito seguido por essa dieta.

Veja: Dieta reversa: é eficiente e saudável para perda de peso?

O pescetariano, são aqueles que não ingerem ovos ou carnes de animais, mas que consomem peixes em alguns dias da semana. No momento em que uma pessoa opta por fazer dieta vegetariana somente meio período, ela é encaixada como flexitariano.

Existe diferença entre dieta vegana e vegetariana?

Considerada por muitos, uma versão mais rigorosa da dieta vegetariana. Dessa forma, seu conceito, segundo a Sociedade Vegana, é definido como um estilo de vida que tenta abolir de sua alimentação, quaisquer produtos provenientes de maus-tratos a animais.

Essa dieta não funciona somente com a exclusão de carne animal, mas sim, laticínios, ovos e outros ingredientes de origem animal.

Mesmo possuindo suas diferenças, existe algo em comum acerca de ambas as dietas. Seus apoiadores as usam como forma de protesto a uma melhor qualidade de vida, bem como, por fatores ambientais. Os veganos não consomem subprodutos de origem animal pois acreditam que assim, o impacto no meio ambiente e na saúde, será grande.

Para a comunidade vegana, qualquer alimento proveniente de um animal, terá sido produzido a base do sofrimento deste, no momento em que estava no abate. Por outro lado, os vegetarianos também pensam de forma semelhante, no entanto, isso não os impedem de consumir subprodutos de origem animal. Muitas vezes o vegetarianismo é visto como uma forma de transição para o veganismo, afinal, todos começam de algum lugar.

Você pode gostar: O que devo comer para manter uma dieta balanceada?

Os veganos são pessoas que lutam pela liberdade dos animais. Onde esses possuem livre arbítrio, assim como todo ser humano. Uma proposta que vem dominando o Brasil é a ‘Segunda Sem Carne’. Nesse dia, é estritamente proibido, por quem resolve participar, a ingestão de carnes.

Foi uma forma encontrada pelos veganos, para mostrar que é possível sim ir retirando a carne de uma alimentação, mesmo que aos poucos. Portanto, apesar de existirem algumas diferenças entre a dieta vegana e vegetariana, é perceptível que ambas possuem o mesmo senso ético.

Com informações da Healthline.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies