Casa Ciências Conheça 10 recordes incríveis do mundo animal

Conheça 10 recordes incríveis do mundo animal

por Alberto Lima


O mundo animal é repleto de momentos fascinantes. Admirar esses seres em seu habitat natural é algo completamente encantador. No entanto, para conseguirem sobreviver dia após dia, é preciso se superar cada vez mais, para que não seja alvo fácil para os seus predadores. Dessa forma, as melhores habilidades de cada espécies são selecionadas e repassadas para as próximas gerações.

O mundo animal e seus representantes incríveis

Ganso-cabeça-listrada (Anser indicus)

Também conhecido como ganso com cabeça de barra, é conhecido por ser uma das aves que sobrevoa o Monte Everest durante sua migração, atingindo mais de 10 km de altitude.

Suas adaptações fisiológicas o diferenciam dos demais gansos. Por exemplo, a hemoglobina presente em seu sangue consegue fixar oxigênio em maior quantidade, permitindo que o animal consiga respirar sem muitas dificuldades.

Pelicano-australiano (Pelecanus conspicillatus)

Trata-se de uma espécie nativa da Austrália e Nova Guiné, mas que pode ser encontrada em outros países situados no Hemisfério Sul. Chega a medir aproximadamente 1,60 metros de comprimento, e quando medido com suas asas abertas, podem ultrapassar os 2,50 metros.

mundo animal

No entanto, não é o tamanho do Pelicano que chama a atenção no mundo animal, mas sim, o seu bico. Com aproximadamente 50 centímetros, o bico desse Pelicano é um dos mais longos do reino animal e serve para pescar peixes e quebrar a carapaça dos crustáceos.

LEIA TAMBÉM: Este é o mamífero marinho mais ameaçado da Terra

Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis)

Conhecido por ser um dos maiores lagartos que já habitaram a Terra, o Dragão-de-Komodo não é um animal dócil. O rei dos lagartos mede cerca de 2,50 de comprimento, podendo chegar a pesar 70 quilos. Encontrado nas Ilhas da Indonésia, esse bicho não possui nenhum concorrente.

mundo animal

Imponente, o Dragão-de-komodo pode mergulhar a incríveis 4,50 metros de profundidade, numa velocidade de 20 km/h na terra. No entanto, não possui o hábito de caçar, sobrevive como um necrófago, se alimenta com carne de animas mortos.

Beija-flor-abelha (Mellisuga helenae)

Considerado a menor ave do mundo, esse animal é conhecido também como Colibri-abelha-cubano. Ele chega a pesar entre 1,6 a 1,9 gramas, distribuídos em seus 5 centímetros de comprimento.

mundo animal

Assim como os outros de sua espécie, esse beija-flor se alimenta do néctar das flores, com seu bico prolongado, que pode ser inserido diretamente na corola da flor. Em todo o mundo, as fêmeas dessa espécie são as responsáveis por botar os menores ovos amnióticos.

Puma (Puma concolor)

Um felídeo encontrado tanto na América do Norte como na América do Sul, estão acostumados a sobreviver dentre os mais diversificados ambientes. Podem habitar montanhas rochosas, florestas equatoriais e áreas desérticas. Em território brasileiro, esse animal é conhecido popularmente como onça-parda.

mundo animal

Uma das características que torna esse um dos mais incríveis no mundo animal é o seu salto, que podem chegar a até 5 metros de altura. Para que isso seja possível, o puma consegue um impulso através de suas longas patas traseiras, que o permitem alcançar tal altura.

LEIA TAMBÉM: O que é biodiversidade?

Lontra marinha (Enhydra lutris)

Esse animal é o único de sua espécie que sobrevive completamente na água. Algumas outras precisam retornar ao ambiente terrestre de forma periódica. Podem ser avistadas nadando nas águas frias do Alasca, assim como no Japão. Devido a predação, é bastante difícil de ser avistada.

mundo animal

De modo que consigam sobreviver ao frio, a lontra marinha possui recobrindo todo o seu corpo, mais de 170.000 fios de cabelo por centímetro quadrado. Trata-se do pelo mais denso dentre todo o reino animal. No entanto, essa sua característica tão marcante foi o que a levou a ser considerada um animal em ameaça de extinção, devido a caça ilegal por sua pele.

Tarântula de Golias (Theraphosa blondi)

É o pior pesadelo para quem tem fobia de aranhas! Com seus 30 centímetros de comprimento, esse mastodonte é um dos maiores exemplares de aranha que habitam a Terra atualmente.

mundo animal

Sobrevivem caçando pássaros, cobras e pequenos mamíferos, e seu grande diferencial, além do tamanho, são as suas quelíceras cheias de veneno. Se durante o combate com sua presa, ela acabar perdendo alguma perna, essa tarântula consegue recuperá-la após algumas mudas.

Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Um dos mamíferos mais incríveis do mundo animal, a baleia-azul é considerado o maior bicho habitando o Planeta atualmente. Pesando cerca de 170 toneladas e medindo 30 metros de comprimento, precisa de órgãos que consigam suprir toda a demanda de seu corpo.

mundo animal

Assim, somente o coração dessa baleia pesa 600 quilos, sendo o maior de todo o reino animal. Os machos possuem pênis que chegam a medir 2 metros de comprimento. E caso tivesse vivido na mesma época que os dinossauros, perderia seu posto do “maior animal da Terra” apenas para algumas espécies de Saurópodes.

LEIA TAMBÉM: Mudança no turno das canções indica padrão na migração da baleia-azul

Elefante

Ao mencionar o nome desse bicho, imediatamente nos é arremetido a África e a Ásia. São característicos dessas regiões, além de serem os maiores animais terrestres do mundo, atualmente. Dependendo da espécie, podem chegar até 7 toneladas.

mundo animal

São muito sociais e por isso, tendem a viver em grupo. Possuem uma excelente memória, assim como são bastante inteligentes. Por exemplo, caso sejam colocados em frente a um espelho, o elefante irá conseguir reconhecer a sua própria imagem que está sendo refletida.

Bicho-preguiça

A lentidão com a qual esse animal vive a vida deve-se ao fato do seu metabolismo ser 2 vezes mais lento que o restante dos outros mamíferos. Dessa forma, quando tenta se mover de um local para o outro, a preguiça perfaz a distância de 4 metros, em 1 minuto.

mundo animal

Vivem nas alturas, gostam de estar em árvores altas e só descem uma vez na semana, quando precisam fazer as suas necessidades fisiológicas. Mesmo possuindo garras impressionantes, não consegue usá-las contra os seus predadores. Para que consiga sobreviver ao mundo animal e seus perigos, a preguiça tende a dormir 12 horas por dia.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies