Como usar máscaras sem embaçar os óculos?


Óculos embaçados são realmente muito incômodos, principalmente para aqueles que precisam usar máscara durante um longo período de tempo, no trabalho por exemplo. Mas como usar máscaras sem embaçar os óculos?

Não é novidade que estamos em uma pandemia, já estamos cansados de ouvir falar sobre. Também não é novidade a necessidade de se utilizar máscaras, além da obrigatoriedade em locais públicos.

Mas muitas pessoas deixam de utilizar as máscaras com a desculpa de que é incômodo, por exemplo. No entanto, é um desconforto necessário. Viver em sociedade significa fazer algumas concessões, portanto. 

Embora a covid-19 não seja uma doença muito agressiva na maior parte dos casos, é sim perigosa. Seu maior perigo está na capacidade de se espalhar. Muita gente morre justamente porque muita gente contrai. As máscaras são uma forma de se retardar o espalhamento.

A utilidade na máscara não é impedir que você contraia o vírus. No entanto, ela exerce um importante papel, na tentativa de impedir gotículas de saliva, ou que muito ar saia de sua boca.

Claro que essas máscaras simples não serão tão eficientes quanto as m95. Mas de qualquer forma, é melhor uma camada de proteção para impedir o lançamento de saliva do que nada.

O desconforto nunca será totalmente eliminado, é claro. No entanto, é possível tomar algumas atitudes para diminuí-lo ao máximo.

As dicas

1- Não deixar o ar passar. Essa com certeza é a mais óbvia. Algumas máscaras possuem uma pinça metálica próximo ao nariz. Você pode também dobrar a máscara ou colocar uma fita adesiva. E não adianta reclamar da dificuldade em respirar, isso não vai te causar danos.

2- Os óculos podem ser um apoio. Algumas máscaras são bastante grandes. O suficiente para alcançar do queixo até o todo do nariz. Portanto, é possível utilizar seu próprio óculos como pinça.

3- Água e sabão. Água e sabão são bastante úteis. Lave sempre seu óculos, por questões de higiene, é claro. Mas o sabão também deixa uma película que impede o vidro de embaçar. Você pode também utilizar somente o sabão, basta aplicar uma gota de cada lado e esfregar bem com um lenço. 

4- Espuma de barbear. A espuma de barbear funciona como o sabão. No entanto, cuidado para não riscar suas lentes. Aplique apenas um pouco, e limpe com cuidado. Se desejar, utilize junto um pouco de água.

5- Lenços de papel. Um lenço de papel no interior da máscara pode absorver a umidade. Dessa forma, o ar que sair da máscara está um pouco mais seco, e pode ajudar a evitar embaçar os óculos.

6- Limpadores específicos. Nas óticas, farmácias e supermercados, é fácil encontrar limpadores e lenços específicos para óculos. Além de melhorar a vida útil de sua lente, por não riscá-la, a qualidade da limpeza pode ser melhor, justamente pela especificidade. 

7- Compre máscaras de qualidade. Se você puder desembolsar um pouco mais, compre uma máscara de maior qualidade. Algumas máscaras são montadas já pensando no vazamento de ar. Além disso, elas já vêm equipadas com o grampo nasal.

Com informações de The Conversation e The Verge

 

Queremos nos tornar a maior referência em educação científica do Brasil e na língua portuguesa. Para isso, precisamos pagar os melhores jornalistas, revisores e freelancers de ciência. Fazendo uma doação mensal em nosso , você nos ajuda a nos manter independentes e continuar o nosso trabalho sem percalços. 



Fonte Socientifica