in

Cachorros não gostam de gatos? Talvez esse não seja o caso


Quem nunca presenciou um gato sentado em algum lugar alto lambendo pacificamente seu pelo e ocasionalmente olhando para baixo para presenciar um cachorro latindo sem parar na direção dele? Até nos faz imaginar que cachorros não gostam de gatos. E se esse não é o caso, por que eles fazem isso?

Cachorros são animais sociáveis e ativos. Certa vez Mark Twain observou que se um cão fosse capaz de falar, ele torturará um humano com uma tagarelice sem fim. Esta seria a sua natureza, mesmo depois de velhinho.

Espécies diferentes

Cachorros e gatos não são inimigos naturais, mas possuem diferenças de comportamento que podem colocá-los em conflito. Portanto, afirmar que cachorros não gostam de gatos é precipitado. O que causa mais dificuldade quando se trata de relacionamentos pacíficos entre espécies é o impulso de presa, segundo a AKC.

(Imagem de María Fernanda Pérez do Pixabay)

O gato é um observador por natureza, e evita aproximações com os cachorros, principalmente com os arruaceiros. Um cão que se aproxima do gato é tratado como uma intrusão e uma invasão de sua privacidade. A melhor maneira de evitar conflitos é se afastar ou subir na altura.

O cachorro, assim como seus antepassados, está geneticamente apto a caçar para se alimentar. Qualquer um que esteja à sua frente e fuja se torna um alvo que precisa ser apanhado, na sua cabeça. Um gato que corre na sua frente não pode ser uma exceção. Além disso, ao ar livre, os instintos se multiplicam.

Quando um cachorro está calmo ele abana sua cauda e se aproxima com uma feição pacífica. Gestos semelhantes de gatos mostram uma emoção diferente. Um abano de cauda de um lado para o outro indica um estado de tensão.

Mesmo que o gato se aproxime com boas intenções do cachorro ou vice-versa, ambos não se entendem muito bem quando se trata de comunicação. Frequentemente, isso se torna a causa de mal-entendidos, principalmente para com o gato, que pode ser perseguido sem saber por quê.

Por que cachorros não gostam de gatos?
(Imagem de creisi do Pixabay)

Afinal, cachorros não gostam de gatos?

Afirmar que cachorros não gostam de gatos é precipitado, visto que há vastos exemplos de bom convívio entre as duas espécies, principalmente com a abordagem humana, em que há a criação prematura dos dois até a idade adulta.

Mesmo soltos e sem a presença de humanos, cachorros buscam fazer amizades com gatos e correm para conhecer um novo amigo em potencial. Mas, como citado anteriormente, isso pode assustar o gato e causar mal-entendidos. E se um gato assustado o bater em um local vulnerável (por exemplo, no nariz), o cão se lembrará para sempre dessa experiência dolorosa.

Não é difícil adivinhar como ele reagirá a qualquer gato na próxima vez que vê-los.



Fonte Socientifica

O que você acha?

Escrito por Alberto Lima

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

protestos contra o racismo marcam 2020

Correios lançam no Rio modalidade de entrega com armários inteligentes