in

Atestado médico raro vislumbra morte de Napoleão Bonaparte


Napoleão assumiu o poder no início do século 19, subindo rapidamente na hierarquia durante a Revolução Francesa e coroando-se imperador em 1804, aos 35 anos. Mas, comparativamente, a morte de Napoleão Bonaparte – já reconhecido como estadista e líder militar – foi um caso contido.

Exilado em Santa Helena, uma ilha rochosa no Oceano Atlântico Sul, o ex-imperador sofreu com sintomas agonizantes por anos antes de finalmente sucumbir em 1821, aos 51 anos. Agora, um atestado médico raro recentemente vendido em leilão oferece um novo vislumbre da saúde frágil em seus últimos anos e consequente morte do político.

Então, Sara Spary noticiou para a CNN que o cirurgião irlandês Barry Edward O’Meara escreveu a carta e a Heritage Auctions vendeu a um cidadão britânico não identificado por US$ 2.000.

Carta relata os anos antes da morte de Napoleão Bonaparte

Datado de 4 de junho de 1818, a carta descreve em detalhes os sintomas de Napoleão.

“Encontrei [Napoleão] sofrendo de um grau considerável de febre, seu semblante exibindo ansiedade e sendo evidentemente o de um homem que passava por graves sofrimentos corporais”, observou O’Meara.

Uma nota rara escrita pelo cirurgião irlandês Barry Edward O’Meara, que tratou Napoleão quando ele estava no exílio na remota ilha de Santa Helena (Leilões Heritage)

Ele acrescentou que os sintomas antes da morte de Napoleão Bonaparte incluíam “grande aumento de dor no lado direito, dor de cabeça dilacerante, ansiedade e opressão generalizadas, pele quente e seca, pulso acelerado”. Enfim, todos os sintomas sinalizando uma “crise de natureza séria”.

O’Meara também observou que havia removido um dos dentes do siso de Napoleão no outono anterior. Assim, a estada em Santa Helena marcou o segundo – e último – exílio antes da morte de Napoleão Bonaparte. Ele foi exilado a primeira vez na ilha de Elba, mas saiu em 1815. Após, foi derrotado na Batalha de Waterloo mais tarde naquele ano e forçado a abdicar novamente.



Fonte Socientifica

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0