Casa Ciências As mais incríveis imagens do concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano

As mais incríveis imagens do concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano

por Alberto Lima


Nos últimos anos, para tentar atrair mais olhares para a natureza e todos os animais que nela habitam, estão sendo criados os concursos de fotografias. Assim, os indivíduos poderão divulgar o seu trabalho, enquanto fazem as pessoas ficarem mais conscientes acerca do mundo ao nosso redor e de como o estamos destruindo. Há mais de 56 anos o concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano foi criado para levar essa mensagem para todos os locais do planeta.

Animais no concurso de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano

O imponente tigre siberiano

O tempo passa, e não somente para os seres humanos. Para ter uma comprovação desse fato, baste visualizar a imagem que conquistou o título supremo no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano.

LEIA TAMBÉM: Tigre ou leão, qual o mais forte?

O tigre siberiano está ameaçado pela caça ilegal e extração de madeira. (Sergey Gorshkov)

Trazendo uma certa melancolia, a fotografia mostra um tigre siberiano (Panthera tigris altaica) abraçado com um pinheiro velho no meio da floresta. Foram necessários 11 meses para que essa imagem fosse capturada.

O macaco-narigudo (Nasalis larvatus)

Com uma expressão de quem está tendo seu momento de relaxamento, o macaco-narigudo foi fotografado de perfil, deixando ainda mais em evidência, a sua probóscide. É válido ressaltar que essa estrutura, em especial, cresce mais a cada ano.

macaco narigudo no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano
Um momento de reflexão. (Mogens Trolle)

A fotografia venceu na categoria “retratos” e foi tirada pelo fotógrafo em uma visita à um santuário. Esse animal está ameaçado de extinção devido a alta procura para fazer remédios e comida.

Um momento de tristeza

A imagem capturada traz a sensação de medo e tristeza de um animal que vive fora do seu habitat natural. Acorrentado, sozinho e com uma expressão melancólica, a foto de um acorrentado, esperando sua hora de ser vendido, foi a grande vencedora na categoria “fotojornalismo”.

a vida nos bastidores da caça ilegal
Nos bastidores, a real face dos negócios é revelada. (Paul Hilton)

LEIA TAMBÉM: Descoberta fóssil revela a maior força de mordida do mundo animal

As incríveis adaptações da natureza

O amarelo-brilhante em meio ao gelo

Na categoria dedicada a plantas e cogumelos, a fotografia vencedora nos revela um dos Andes colombianos e o quão incrível suas baixas temperaturas podem fazer com as flores no local.

Plantas de Senecio
Plantas de Senecio são encontradas apenas na Colômbia, e se adaptam ao frio extremo que reina nos Andes. (Gabriel Eisenband)

Localizado na Cordilheira dos Andes, o Ritacuba Blanco abriga inúmeras plantas de Senecio, numa tonalidade amarelo-brilhante. Pertencem à família Asteraceae, que engloba a tasneira e tasna.

A força da natureza em ação

Um vulcão em atividade localizado na Europa, foi o grande vencedor na categoria “ambientes terrestres”, no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. É considerado o vulcão mais ativo do continente Europeu, e um dos mais altos do mundo.

vulcão etna
Etna, o vulcão ativo e mais poderoso de todo o continente europeu. (Luciano Gaudenzio)

O vulcão Etna está em erupção contínua há mais de 30 anos, colocando a vida de 900 mil pessoas em risco constantemente. A intensidade na coloração da lava vermelha que é derramada, juntamente com a névoa azul presente no local é o que deixa tudo ainda mais magnífico.

Briga de casal no mundo animal

A imagem revela um momento bastante particular de um casal de falcões. Em seu ninho, os dois aparecem em uma disputa por alimento. Pela fotografia, parece que nenhum dos dois está disposto a ceder a presa tão facilmente.

falcões
Até mesmo no mundo animal existe competição por comida entre casais. (Alberto Fantoni)

LEIA TAMBÉM: Corvos pensam conscientemente, mostra experimento

A fotografia foi uma das grandes vencedoras na categoria “Rising Star Portfolio”, na qual visa premiar o melhor portfólio artístico. Assim, o momento intitulado como “Les faucons d’Éléonore” foi um dos destaques no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano.

Com informações da Futura Sciences e IFL Science.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies