Casa Tecnologia Anatel diz ter trabalho duro para ter edital 5G ‘na praça’ em breve

Anatel diz ter trabalho duro para ter edital 5G ‘na praça’ em breve

por Alberto Lima


Participando remotamente do lançamento dos testes 5G realizados pela Americanet e a Nokia em Pindamonhangaba (SP), o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, afirmou que a agência tem “trabalhado duro” para disponibilizar o edital do leilão de 5G em breve. O documento teria foco em investimentos, em vez da arrecadação via outorgas.

“Estamos trabalhando duro para que em breve tenhamos leilão na praça com abordagem não arrecadatória, priorizando compromissos de investimentos para aprimorar infraestrutura de rede em regiões menos privilegiadas”, sinalizou Euler, durante o evento. O leilão de 5G está previsto para o primeiro semestre de 2021, ainda que a data seja motivo de incerteza entre players.

Também de acordo com o presidente da Anatel, após o leilão, ainda será necessário tempo para a maturação de “novos conceitos” na indústria. Entre eles, alguns relacionados à forma de operação da infraestrutura de telecom, como a auto-organização e o fatiamento (network slicing) de redes.

“E no que tange às aplicações, vale lembrar que pessoas nunca usam a tecnologia apenas como os engenheiros as projetam. Então a criatividade humana vai ter papel decisivo [nos casos de uso]”, completou Euler.

Conciliação

O presidente da Anatel ainda comemorou que testes como o realizado pela Americanet e a Nokia tragam algum nível de concretude para a operação 5G no Brasil. Do evento realizado em Pindamonhangaba também participaram os conselheiros da Anatel Moises Moreira e Vicente Aquino, ambos de forma presencial.

Na ocasião, Aquino pediu a Moreira um “carinho especial” com as prestadoras de pequeno porte (PPPs) no formatação do edital 5G, através de um bloco exclusivo para o segmento em 3,5 GHz. Segundo o conselheiro (que pode deixar a Anatel em novembro, caso não seja reconduzido ao cargo), Moreira é o principal responsável por uma conciliação de interesses entre players que poderá abrir caminho para a atuação das empresas regionais como a Americanet e a Brisanet no ecossistema 5G. “Quando chegamos em um momento de um relativo impasse, quem apareceu para destravar foi Moises”, afirmou Aquino.



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies