Casa Tecnologia Anatel abre consulta sobre testes de limite de exposição humana à novas tecnologias

Anatel abre consulta sobre testes de limite de exposição humana à novas tecnologias

por Alberto Lima


Foto: Pixabay

A Anatel abriu nesta terça-feira, 6, uma consulta pública (nº 69) para revisar os procedimentos de ensaios da Taxa de Absorção Específica (SAR) para produtos de telecomunicações. O tema receberá contribuições durante 30 dias.

Segundo a agência, a medida deve verificar a possibilidade de uso da técnica Time-Period Averaging Specific Absorption Rate (TAS) no País, sobretudo “em razão do desenvolvimento de novas tecnologias de transmissão para produto portáteis” – como é o caso do 5G.

Segundo justificativa da Anatel, a demanda sobre o TAS teve origem após a Qualcomm apresentar à agência uma tecnologia para medição baseada em TAS. Na ocasião, a fornecedora teria solicitado que os procedimentos de ensaios contidos no Anexo I do Ato n° 955/2018 fossem atualizados para permitir uma avaliação de SAR utilizando a técnica.

Adicionalmente, a proposta visa realizar a revisão de outros tópicos dos procedimentos de ensaio para avaliação da SAR em terminais portáteis para: atualização das referências normativas, ampliação da faixa de avaliação do espectro radioelétrico e adequação de conteúdo para alinhamento com as normas nacionais e internacionais vigentes.

ICNIRP

Outro objetivo é alinhar as recomendações de SAR brasileiras às novas diretrizes fornecidas pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP) no começo do ano. Na ocasião, o ICNIRP constatou que a tecnologia 5G não trará riscos à saúde humana, mas também revisou limites de exposição à radiação eletromagnética.



Fonte Teletime

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies