Casa Ciências 10 dicas para perder peso após a gravidez

10 dicas para perder peso após a gravidez

por Alberto Lima


Mesmo que a gestação seja um período de pura felicidade para uma mãe, com ela vem os desejos, enjoos e, consequentemente, o ganho de peso. No entanto, existem algumas dicas que podem ser úteis para quem está buscando perder peso após a gravidez. Cada uma deve ser analisada, de forma que se encaixe com o seu padrão pessoal.

Não invista em dietas milagrosas

Na busca pela perda de peso, muitas mulheres caem nas famosas dietas rápidas. No entanto, os cardápios que devem ser seguidos estão longe de fornecerem todos os nutrientes necessários.

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), após o parto, o corpo da mulher irá precisar de bastante nutrientes para se recuperar. Em casos onde a mãe está amamentando, qualquer caloria perdida irá fazer causar um déficit de nutrientes para o bebê.

Comidas ricas em fibras

Se antes da gravidez a mulher não tinha hábito de comer grãos, esse é o momento ideal. Comidas que contém um alto teor de fibras, é um grande aliado para perder peso.

LEIA TAMBÉM: 10 frutas que te ajudam a perder peso

Uma pesquisa publicada em 2015, os resultados revelaram que, as fibras solúveis além de fornecer calorias, faz com que o organismo se sinta saciado por mais tempo.

Mantenha-se hidratada

Além de ser algo indispensável para manter a vida do ser humano, beber água pode ser bastante útil para uma mãe que quer perder peso após a gravidez. As pesquisas nesse campo ainda são controvérsias.

Enquanto alguns estudos mostram a eficácia da água no estímulo ao metabolismo e sensação de saciedade, outros revelam que não há ligação nenhuma entre emagrecer e ingerir muita água.

Uma boa noite de sono

Por mais complicado que pareça ser, muitas mães não conseguem se desligar e descansar corretamente durante as primeiras semanas após o parto. No entanto, isso terá severas consequências, uma vez que o corpo necessita de energia para enfrentar mais um dia cuidando de uma criança. Uma revisão de literatura demonstrou que, um sono desregulado pode prejudicar uma mulher quando ela tenta voltar com o seu peso normal.

LEIA TAMBÉM: A hora que você come pode ser muito importante para perder peso

Contando as calorias

Mesmo que pareça impossível, tentar manter um padrão calórico durante o dia a dia poderá te ajudar a perder peso após a gravidez. O avanço tecnológico tem contribuído bastante para esse cenário, uma vez que existem aplicativos nos quais é possível realizar a conta de calorias diárias. Mantendo esse equilíbrio na ingestão de calorias, ficará mais fácil voltar a seu peso anterior.

Alimentos ricos em proteínas

De acordo com um trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition, ingerir proteínas diariamente promove a perda de peso. Uma vez que ela tem a capacidade de aumentar o metabolismo, reduzir as calorias, pois fornecerá uma sensação de saciedade ao organismo.

A pesquisa também revelou que, as proteínas oferecem um efeito térmico mais elevado que os outros. Por isso, o corpo usa mais energia para digerir tal alimento, queimando no processo, mais calorias.

Fuja dos alimentos altamente processados

Mesmo que o tempo ande escasso, jamais deverá recorrer a alimentos industrializados. Além de não possuírem todos os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando perfeitamente, contém inúmeros aditivos prejudiciais para o momento de amamentação.

LEIA TAMBÉM: Alimentos ultraprocessados ligados ao envelhecimento celular

Segundo o National Institutes of Health (NIH), os alimentos ultraprocessados armazenam altas concentrações de açúcares e demais nutrientes, o que não é recomendado para quem busca emagrecer.

Uma pausa nas bebidas alcoólicas

Apesar de ter sido comprovado cientificamente, os benefícios que há na ingestão de pequenas doses de álcool, segundo o CDC, no período de amamentação ele deve ser totalmente evitado.

A bebida alcoólica contém calorias nas quais você não precisa no momento. Portanto, ao ingerir esse liquido, maior serão as chances de que seja criado a famosa gordura ao redor dos órgãos, ou gordura da barriga.

Pratique exercícios

Além de manter um controle maior do que está sendo ingerido, o CDC salienta a importância na realização de atividades físicas após o parto. No entanto, deve-se estar atento ao condicionamento físico, além de saber o que pode ou não ser praticado.

Uma corrida ou caminhada, quando associada a uma boa alimentação, fornece diversos benefícios para a saúde. Assim, perder o peso adquirido na gravidez pode ser possível com uma reeducação alimentar.

Busque por ajuda

Mesmo fazendo tudo corretamente e não está vendo resultados imediatos, não deve ser motivo de preocupação. Cada um possuí o seu próprio ritmo. Por isso, caso sua nova alimentação não esteja funcionando, vá até um profissional, ele saberá te repassar todas as dicas necessárias.

Um outro fator importante, que pode ajudar a perder peso após a gravidez, é realizar atividades em grupos. Segundo uma revisão de literatura, quando há mais pessoas a sua volta em busca de um mesmo objetivo, elas servem como um incentivo para uma conclusão mais rápida.



Fonte Socientifica

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies